Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3259
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RELAÇÃO FAMÍLIA - ESCOLA: COMO A DINÂMICA FAMILIAR INTERFERE NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM
Autor(es): Oliveira, Rejane Mendonça de
Primeiro Orientador: Silva, Olímpia Vaz dos Santos
Primeiro Membro da Banca: Martins, Lucimar dos Reis Duarte
Segundo Membro da Banca: Rodrigues, Vilma Maria Soares
Resumo: Durante o processo de construção da identidade humana é notório a influência do meio em que vivemos, principalmente das relações familiares e escolares. Nota-se na área da educação, principalmente no ensino fundamental II e no ensino médio, inúmeros casos que o aluno se vê em situação de fracasso escolar, dificuldade com o aprendizado e indisciplinados. Propomos por este trabalho discutir a relação família-escola e analisar como essa dinâmica interfere nos processos de ensino-aprendizagem de crianças. A princípio foi feita uma revisão bibliográfica como procedimento metodológico para a obtenção dos resultados. Levantou-se dados secundários que se deram a partir de pesquisas em obras clássicas e artigos recentes como VYGOTSKY (1998), FREIRE (1996 e 2000), (PIAGET, 1972), para com que, o embasamento teórico acerca do assunto fosse mais amplo, possibilitando a construção do estudo de caso estruturado na teoria com a finalidade de encontrar e comentar resultados satisfatórios, sendo utilizado o método qualitativo. Com o decorrer da pesquisa, serão feitas analises sobre a influência da família, no processo de ensino-aprendizagem, correlacionando-as com o papel exercido pela escola na vida dos alunos, sendo possível, assim, propor soluções como acompanhamento social juntamente com auxílio psicológico para os educandos e seus familiares. Espera-se que com essa pesquisa a comunidade escolar e familiar entenda que a participação ativa na vida das crianças é de suma importância durante o processo de construção educacional, fator este, que tende a favorecer e fortalecer o vínculo da escola para com a família, garantindo uma educação de qualidade.
Abstract: During the process of building human identity, the influence of the environment in which we live is notorious, especially family and school relationships. It is noted in the area of education, especially in II elementary school and high school, numerous cases that the student finds himself in a situation of school failure, difficulty with learning and undisciplined. We propose for this work to discuss the family-school relationship and analyze how this dynamic interferes in the teaching-learning processes of children. At first, a bibliographic review was carried out as a methodological procedure to obtain the results. Secondary data were raised based on research in classic works and recent articles, such as VYGOTSKY (1998), FREIRE (1996 and 2000), (PIAGET, 1972), so that the theoretical basis on the subject could be broader, enabling the construction of the case study structured in theory in order to find and comment on satisfactory results, using the qualitative method. The course of the research, analyzes will be carried out on the influence of the family in the teaching-learning process, correlating them with the role played by the school in the students' lives, thus making it possible to propose solutions such as social support together with psychological assistance to students- their families. It is hoped that with this research the school and family community understand that active participation in children's lives is of paramount importance during the educational construction process, a factor that tends to favor and strengthen the bond between the school and the family, ensuring a quality education.
Palavras-chave: Família
Escola
Ensino-aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3259
Data do documento: 3-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia Rejane mendonça.pdfRELAÇÃO FAMÍLIA - ESCOLA: COMO A DINÂMICA FAMILIAR INTERFERE NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM.1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.