Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3246
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PAPEL DO PROFISSIONAL DE APOIO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Título(s) alternativo(s): THE SUPPORT TEACHER'S ROLE IN THE INCLUSIVE EDUCATION'S PERSPECTIVE.
Autor(es): Passos, Rosicléia Catillene da Silva
Primeiro Orientador: Lamonier, Elisangela Leles
Primeiro Membro da Banca: Souza, Calisto Júnior de
Segundo Membro da Banca: Junqueira, Adenilda Rodrigues da Silva
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal compreender o papel do profissional de apoio na educação inclusiva, e qual a importância do mesmo no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Para conseguir atingir este objetivo foram realizadas leituras de obras sobre o tema, fazendo um estudo descritivo de cunho bibliográfico, conhecendo assim, um pouco sobre a legislação e os marcos da educação inclusiva no Brasil e no estado de Goiás. Os resultados mostraram não apenas que esse profissional é de suma importância no desenvolvimento do aluno com necessidades específicas, mas também a necessidade da articulação entre toda unidade escolar para o desenvolvimento dos estudantes público-alvo da educação inclusiva.
Abstract: This study aims to understand the support teacher’s role in inclusive education as well as their importance for the learning and evolution process of students with disabilities. As for making this goal possible, bibliographical research was made on the subject’s literature and then an explanatory study was developed. With this, inclusive education’s legislation and educational landmarks in Brazil and in the state of Goiás was brought to knowledge. The results revealed not only that support teachers are of great importance for the growth of the people with disabilities as students, but also the need for the whole school unit to articulate so the inclusive education students may develop in the best way possible.
Palavras-chave: Profissional de apoio
Educação Inclusiva
Público-alvo
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3246
Data do documento: 11-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.