Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3246
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O PAPEL DO PROFISSIONAL DE APOIO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. |
Título(s) alternativo(s): | THE SUPPORT TEACHER'S ROLE IN THE INCLUSIVE EDUCATION'S PERSPECTIVE. |
Autor(es): | Passos, Rosicléia Catillene da Silva |
Primeiro Orientador: | Lamonier, Elisangela Leles |
Primeiro Membro da Banca: | Souza, Calisto Júnior de |
Segundo Membro da Banca: | Junqueira, Adenilda Rodrigues da Silva |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo principal compreender o papel do profissional de apoio na educação inclusiva, e qual a importância do mesmo no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Para conseguir atingir este objetivo foram realizadas leituras de obras sobre o tema, fazendo um estudo descritivo de cunho bibliográfico, conhecendo assim, um pouco sobre a legislação e os marcos da educação inclusiva no Brasil e no estado de Goiás. Os resultados mostraram não apenas que esse profissional é de suma importância no desenvolvimento do aluno com necessidades específicas, mas também a necessidade da articulação entre toda unidade escolar para o desenvolvimento dos estudantes público-alvo da educação inclusiva. |
Abstract: | This study aims to understand the support teacher’s role in inclusive education as well as their importance for the learning and evolution process of students with disabilities. As for making this goal possible, bibliographical research was made on the subject’s literature and then an explanatory study was developed. With this, inclusive education’s legislation and educational landmarks in Brazil and in the state of Goiás was brought to knowledge. The results revealed not only that support teachers are of great importance for the growth of the people with disabilities as students, but also the need for the whole school unit to articulate so the inclusive education students may develop in the best way possible. |
Palavras-chave: | Profissional de apoio Educação Inclusiva Público-alvo |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3246 |
Data do documento: | 11-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ata de defesa_Rosicléia Catillene da Silva Passos.pdf | 173,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Rosicléia Catillene da Silva Passos.pdf | 108,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
art_Rosicléia Catillene da Silva Passos.pdf | 176,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.