Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lamonier, Elisangela Leles | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7175715121981610 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Calisto Júnior de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880328853795907 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Junqueira, Adenilda Rodrigues da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9474975506673314 | pt_BR |
dc.creator | Passos, Rosicléia Catillene da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8662949156262699 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T11:11:30Z | - |
dc.date.available | 2022-12-12 | - |
dc.date.available | 2022-12-16T11:11:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3246 | - |
dc.description.abstract | This study aims to understand the support teacher’s role in inclusive education as well as their importance for the learning and evolution process of students with disabilities. As for making this goal possible, bibliographical research was made on the subject’s literature and then an explanatory study was developed. With this, inclusive education’s legislation and educational landmarks in Brazil and in the state of Goiás was brought to knowledge. The results revealed not only that support teachers are of great importance for the growth of the people with disabilities as students, but also the need for the whole school unit to articulate so the inclusive education students may develop in the best way possible. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo principal compreender o papel do profissional de apoio na educação inclusiva, e qual a importância do mesmo no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Para conseguir atingir este objetivo foram realizadas leituras de obras sobre o tema, fazendo um estudo descritivo de cunho bibliográfico, conhecendo assim, um pouco sobre a legislação e os marcos da educação inclusiva no Brasil e no estado de Goiás. Os resultados mostraram não apenas que esse profissional é de suma importância no desenvolvimento do aluno com necessidades específicas, mas também a necessidade da articulação entre toda unidade escolar para o desenvolvimento dos estudantes público-alvo da educação inclusiva. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosicléia Catillene da Silva Passos (rosicleia.passos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-12T19:43:58Z No. of bitstreams: 3 Artigo_Rosicleiapassos.pdf: 175390 bytes, checksum: fec2acb6208b21e7ad5934bb3dc52784 (MD5) Ata TC.pdf: 177331 bytes, checksum: 98a8d573a8995e1b66ad3630503af117 (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO.pdf: 111597 bytes, checksum: 4caa43753bd8903b9eb7298b703dd301 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Rosicleia, informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf) - O arquivo final não pode ter anotações de correções a serem feitas- Duplicidade da submissão ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Para emissão da ficha catalográfica, segue um tutorial: Tutorial_ficha_catalografica_1.1.pdf (ifgoiano.edu.br) --- on 2022-12-13T15:39:24Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rosicléia Catillene da Silva Passos (rosicleia.passos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-15T17:34:58Z No. of bitstreams: 3 Ata TC.pdf: 177331 bytes, checksum: 98a8d573a8995e1b66ad3630503af117 (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO.pdf: 111597 bytes, checksum: 4caa43753bd8903b9eb7298b703dd301 (MD5) O papel do profissional n educação inclusiva..pdf: 181086 bytes, checksum: bd7a521acefc00476047966bcd5d2ce0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-16T11:08:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata TC.pdf: 177331 bytes, checksum: 98a8d573a8995e1b66ad3630503af117 (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO.pdf: 111597 bytes, checksum: 4caa43753bd8903b9eb7298b703dd301 (MD5) O papel do profissional n educação inclusiva..pdf: 181086 bytes, checksum: bd7a521acefc00476047966bcd5d2ce0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-16T11:10:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata TC.pdf: 177331 bytes, checksum: 98a8d573a8995e1b66ad3630503af117 (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO.pdf: 111597 bytes, checksum: 4caa43753bd8903b9eb7298b703dd301 (MD5) O papel do profissional n educação inclusiva..pdf: 181086 bytes, checksum: bd7a521acefc00476047966bcd5d2ce0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-16T11:11:30Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Ata TC.pdf: 177331 bytes, checksum: 98a8d573a8995e1b66ad3630503af117 (MD5) Termo_AUTORIZAÇÃO.pdf: 111597 bytes, checksum: 4caa43753bd8903b9eb7298b703dd301 (MD5) O papel do profissional n educação inclusiva..pdf: 181086 bytes, checksum: bd7a521acefc00476047966bcd5d2ce0 (MD5) Previous issue date: 2022-11-11 | en |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes/CNPq | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEG | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEG/Capes | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEG/CNPq | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outra agência de fomento (descrever no resumo/abstract) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Profissional de apoio | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Público-alvo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DO PROFISSIONAL DE APOIO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. | pt_BR |
dc.title.alternative | THE SUPPORT TEACHER'S ROLE IN THE INCLUSIVE EDUCATION'S PERSPECTIVE. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ata de defesa_Rosicléia Catillene da Silva Passos.pdf | 173,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Rosicléia Catillene da Silva Passos.pdf | 108,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
art_Rosicléia Catillene da Silva Passos.pdf | 176,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.