Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3235
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Luz, Marilene Barros de Morais
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, José Henrique Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Adriana Lira
metadata.dc.contributor.referee2: Benício, Edgard Ricardo
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo trata sobre a contribuição da psicopedagogia na educação infantil ao compreender os elementos cognitivos, sociais e afetivos que geram os atrasos do desenvolvimento global da criança, explanando a atuação do profissional, e o condicionamento da ludicidade para promover o aprendizado. Com o objetivo geral de analisar a importância da psicopedagogia para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. E os objetivos específicos em: Compreender o papel do psicopedagogo. Identificar os métodos pedagógicos utilizados para proporcionar a formação do aluno. Pontuar o processo de aprendizagem por meio da ludicidade. Para a metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando os descritores: Psicopedagogia, Aprendizagem, Ludicidade e Educação Infantil nos portais Scielo e Capes. Como base para a coleta de dados foram selecionados cinco artigos com a finalidade de dialogar sobre a mediação do psicopedagogo no ensino de crianças da educação infantil, publicados no período de 2014 - 2020. Os resultados referem-se à compreensão do papel da psicopedagogia frente à aprendizagem, bem como a contribuição do psicopedagogo no ambiente escolar, acompanhando e colaborando com o corpo docente, a família em prol da formação da criança e a promoção da ludicidade nas atividades. Conclui-se prática psicopedagógica e o trabalho colaborativo com a instituição escolar e a família da criança constitui um aprendizado significativo, ao oferecer experiências educacionais que priorizem o desenvolvimento integral da criança.
Abstract: This article deals with the contribution of psychopedagogy in early childhood education by understanding the cognitive, social and affective elements that generate delays in the child's overall development, explaining the professional's performance, and the conditioning of ludicity to promote learning. With the general objective of analyzing the importance of psychopedagogy for the cognitive and social development of the child. And the specific objectives in: Understanding the role of the psychopedagogue. Identify the pedagogical methods used to provide student training. Punctuate the learning process through trickfulness. For the methodology, a bibliographic survey was carried out using the descriptors: Psychopedagogy, Learning, Ludicity and Early Childhood Education in the Scielo and Capes portals. As a basis for data collection, five articles were selected with the purpose of dialoguing about the mediation of psychopedagogue in the teaching of children in early childhood education, published in the period 2014 - 2020. The results refer to the understanding of the role of psychopedagogy in the face of learning, as well as the contribution of the psychopedagogist in the school environment, accompanying and collaborating with the teaching staff, the family in favor of the formation of the child and the promotion of ludicity in activities. It concludes psychopedagogical practice and collaborative work with the school institution and the child's family constitutes a significant learning, by offering educational experiences that prioritize the integral development of the child.
Keywords: Psicopedagogia
Aprendizagem
Ludicidade
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3235
Issue Date: 16-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilene Barros de Morais Luz.pdfAta de defesa; Termo de Ciência e de Autorização; TCC/Artigo570,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.