Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, José Henrique Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Adriana Lira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267303191133079pt_BR
dc.contributor.referee2Benício, Edgard Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5190158341527254pt_BR
dc.creatorLuz, Marilene Barros de Morais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444374720926800pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T17:03:05Z-
dc.date.available2022-12-14-
dc.date.available2022-12-15T17:03:05Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3235-
dc.description.abstractThis article deals with the contribution of psychopedagogy in early childhood education by understanding the cognitive, social and affective elements that generate delays in the child's overall development, explaining the professional's performance, and the conditioning of ludicity to promote learning. With the general objective of analyzing the importance of psychopedagogy for the cognitive and social development of the child. And the specific objectives in: Understanding the role of the psychopedagogue. Identify the pedagogical methods used to provide student training. Punctuate the learning process through trickfulness. For the methodology, a bibliographic survey was carried out using the descriptors: Psychopedagogy, Learning, Ludicity and Early Childhood Education in the Scielo and Capes portals. As a basis for data collection, five articles were selected with the purpose of dialoguing about the mediation of psychopedagogue in the teaching of children in early childhood education, published in the period 2014 - 2020. The results refer to the understanding of the role of psychopedagogy in the face of learning, as well as the contribution of the psychopedagogist in the school environment, accompanying and collaborating with the teaching staff, the family in favor of the formation of the child and the promotion of ludicity in activities. It concludes psychopedagogical practice and collaborative work with the school institution and the child's family constitutes a significant learning, by offering educational experiences that prioritize the integral development of the child.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo trata sobre a contribuição da psicopedagogia na educação infantil ao compreender os elementos cognitivos, sociais e afetivos que geram os atrasos do desenvolvimento global da criança, explanando a atuação do profissional, e o condicionamento da ludicidade para promover o aprendizado. Com o objetivo geral de analisar a importância da psicopedagogia para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. E os objetivos específicos em: Compreender o papel do psicopedagogo. Identificar os métodos pedagógicos utilizados para proporcionar a formação do aluno. Pontuar o processo de aprendizagem por meio da ludicidade. Para a metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando os descritores: Psicopedagogia, Aprendizagem, Ludicidade e Educação Infantil nos portais Scielo e Capes. Como base para a coleta de dados foram selecionados cinco artigos com a finalidade de dialogar sobre a mediação do psicopedagogo no ensino de crianças da educação infantil, publicados no período de 2014 - 2020. Os resultados referem-se à compreensão do papel da psicopedagogia frente à aprendizagem, bem como a contribuição do psicopedagogo no ambiente escolar, acompanhando e colaborando com o corpo docente, a família em prol da formação da criança e a promoção da ludicidade nas atividades. Conclui-se prática psicopedagógica e o trabalho colaborativo com a instituição escolar e a família da criança constitui um aprendizado significativo, ao oferecer experiências educacionais que priorizem o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Barros de Morais Luz (marilene.barros@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-15T00:34:51Z No. of bitstreams: 1 Marilene Barros de Morais Luz.pdf: 584396 bytes, checksum: 7b972f3c9c48fe511fdd4385237e544e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-15T16:59:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marilene Barros de Morais Luz.pdf: 584396 bytes, checksum: 7b972f3c9c48fe511fdd4385237e544e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-15T17:02:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marilene Barros de Morais Luz.pdf: 584396 bytes, checksum: 7b972f3c9c48fe511fdd4385237e544e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-15T17:03:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marilene Barros de Morais Luz.pdf: 584396 bytes, checksum: 7b972f3c9c48fe511fdd4385237e544e (MD5) Previous issue date: 2022-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilene Barros de Morais Luz.pdfAta de defesa; Termo de Ciência e de Autorização; TCC/Artigo570,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.