Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Machado, José Henrique Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9613638157766770 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Adriana Lira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7267303191133079 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Benício, Edgard Ricardo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5190158341527254 | pt_BR |
dc.creator | Luz, Marilene Barros de Morais | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8444374720926800 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T17:03:05Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14 | - |
dc.date.available | 2022-12-15T17:03:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3235 | - |
dc.description.abstract | This article deals with the contribution of psychopedagogy in early childhood education by understanding the cognitive, social and affective elements that generate delays in the child's overall development, explaining the professional's performance, and the conditioning of ludicity to promote learning. With the general objective of analyzing the importance of psychopedagogy for the cognitive and social development of the child. And the specific objectives in: Understanding the role of the psychopedagogue. Identify the pedagogical methods used to provide student training. Punctuate the learning process through trickfulness. For the methodology, a bibliographic survey was carried out using the descriptors: Psychopedagogy, Learning, Ludicity and Early Childhood Education in the Scielo and Capes portals. As a basis for data collection, five articles were selected with the purpose of dialoguing about the mediation of psychopedagogue in the teaching of children in early childhood education, published in the period 2014 - 2020. The results refer to the understanding of the role of psychopedagogy in the face of learning, as well as the contribution of the psychopedagogist in the school environment, accompanying and collaborating with the teaching staff, the family in favor of the formation of the child and the promotion of ludicity in activities. It concludes psychopedagogical practice and collaborative work with the school institution and the child's family constitutes a significant learning, by offering educational experiences that prioritize the integral development of the child. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo trata sobre a contribuição da psicopedagogia na educação infantil ao compreender os elementos cognitivos, sociais e afetivos que geram os atrasos do desenvolvimento global da criança, explanando a atuação do profissional, e o condicionamento da ludicidade para promover o aprendizado. Com o objetivo geral de analisar a importância da psicopedagogia para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. E os objetivos específicos em: Compreender o papel do psicopedagogo. Identificar os métodos pedagógicos utilizados para proporcionar a formação do aluno. Pontuar o processo de aprendizagem por meio da ludicidade. Para a metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando os descritores: Psicopedagogia, Aprendizagem, Ludicidade e Educação Infantil nos portais Scielo e Capes. Como base para a coleta de dados foram selecionados cinco artigos com a finalidade de dialogar sobre a mediação do psicopedagogo no ensino de crianças da educação infantil, publicados no período de 2014 - 2020. Os resultados referem-se à compreensão do papel da psicopedagogia frente à aprendizagem, bem como a contribuição do psicopedagogo no ambiente escolar, acompanhando e colaborando com o corpo docente, a família em prol da formação da criança e a promoção da ludicidade nas atividades. Conclui-se prática psicopedagógica e o trabalho colaborativo com a instituição escolar e a família da criança constitui um aprendizado significativo, ao oferecer experiências educacionais que priorizem o desenvolvimento integral da criança. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marilene Barros de Morais Luz (marilene.barros@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-15T00:34:51Z No. of bitstreams: 1 Marilene Barros de Morais Luz.pdf: 584396 bytes, checksum: 7b972f3c9c48fe511fdd4385237e544e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-15T16:59:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marilene Barros de Morais Luz.pdf: 584396 bytes, checksum: 7b972f3c9c48fe511fdd4385237e544e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-15T17:02:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marilene Barros de Morais Luz.pdf: 584396 bytes, checksum: 7b972f3c9c48fe511fdd4385237e544e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-15T17:03:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marilene Barros de Morais Luz.pdf: 584396 bytes, checksum: 7b972f3c9c48fe511fdd4385237e544e (MD5) Previous issue date: 2022-11-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marilene Barros de Morais Luz.pdf | Ata de defesa; Termo de Ciência e de Autorização; TCC/Artigo | 570,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.