Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3232
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA
metadata.dc.creator: Martins, Wanderson Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Belisário, Celso Martins
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Braghiroli, Rodrigo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz para discussão um tema não muito recente, porém recorrente no meio educacional: a aquisição dos saberes necessários a prática docente. A sociedade está em constantes mudanças, ou seja, em movimento. Isso exige que as escolas acompanhem as transformações relacionando-as ao ensino e aprendizagem. Com isso espera-se que o profissional da educação (professor), acompanhe tais mudanças, e que influam sobre sua prática docente, objetivando saberes necessários ao exercício de sua profissão. O texto apresenta, a partir das contribuições teóricas, os saberes necessários à prática docente e busca refletir sobre que saberes o professor deve adquirir e mobilizar para o desempenho de sua função, segundo as ideias apresentadas. Evidencia-se a complexidade desses saberes, cuja aquisição do rudimento ocorre ainda na formação inicial e consolida-se na prática docente. Visa discutir acerca dos saberes docentes, diante das considerações realizadas por diversos autores. Percebemos que este tema ainda tem espaço para excelentes discussões e todos os saberes apresentados são de suma importância, portanto como se pode definir: Quais os saberes docentes necessários a prática docente?
Abstract: The present work brings to discussion a theme not very recent, but recurrent in the educational environment: the acquisition of the necessary knowledge to the teaching practice. Society is in constant change, or if it is, in motion. This requires that schools follow the transformations by relating them to teaching and learning. With this, it is expected that the education professional (teacher), accompany such changes, and influence their teaching practice, aiming at the knowledge necessary to the exercise of their profession. The text presents, from the theoretical contributions, the necessary knowledge to the teaching practice and seeks to reflect on what knowledge the teacher must acquire and mobilize for the performance of his function, according to the ideas presented. It is evident the complexity of these knowledges, whose acquisition of rudiment still occurs in the initial formation and is consolidated in the teaching practice. It aims to discuss the knowledge of teachers, considering the considerations made by several authors. We realize that this topic still has room for excellent discussions and all the knowledge presented are of the utmost importance, so how can we define: What teachers know how to do you practice teaching?
Keywords: Docente
Mudança
Ensino Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3232
Issue Date: 30-Dec-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Wanderson Dias Martins.pdf347,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.