Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3225
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE QUÍMICA EM INTERFACE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC (2015-2021)
Other Titles: THE TRAINING OF CHEMISTRY TEACHERS INTERFACED WITH DIGITAL TECHNOLOGIES: analysis of ENPEC publications (2015-2021)
metadata.dc.creator: Silva, Letícia Rodovalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Christina Vargas Miranda e
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luciana Aparecida Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Weslei Oliveira de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo as publicações do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2015 a 2021, cujo enfoque é a utilização das tecnologias digitais em interface com a formação de professores/as de Química. O objetivo foi identificar e analisar o perfil dessas publicações, a fim de compreender melhor o estado da arte dessas propostas e discussões. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento com abordagem qualitativa, sendo utilizado os Anais do ENPEC como fonte documental e os pressupostos da análise de conteúdo para analisar os dados. Elaboramos quatro categorias de análise que foram: dados de autoria e distribuição geográfica; aspectos teórico-metodológicos; pressupostos teóricos; e, concepções sobre as TDIC na formação de professores/as de Química. Identificamos que os trabalhos não apresentam discussões profícuas acerca da necessidade formativa de professores/as de Química, em formação ou em exercício profissional, referente à importância dos aspectos teórico-metodológicos das TDIC para as práticas educativas, bem como sua relevância social emergida no contexto pandêmico.
Abstract: This research has as object of study the publications of the National Research Meeting in Science Education (ENPEC), from 2015 to 2021, whose focus is the use of digital technologies in interface with the training of Chemistry teachers. The objective was to identify and analyze the profile of these publications, in order to better understand the state of the art of these proposals and discussions. This is a state-of-the-knowledge bibliographic research with a qualitative approach, using the Annals of ENPEC as a documentary source and the assumptions of content analysis to analyze the data. We elaborated four categories of analysis, which were: data on authorship and geographic distribution; theoretical-methodological aspects; theoretical assumptions; and, conceptions about TDIC the training of Chemistry teachers. We identified that the works do not present fruitful discussions about the training needs of Chemistry teachers, in training or in professional practice, regarding the importance of the theoretical-methodological aspects TDIC of educational practices, as well as their social relevance emerged in the pandemic context.
Keywords: Tecnologias digitais
Formação de professores
Ensino de Química
Práticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3225
Issue Date: 8-Dec-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de conclusão de curso_Letícia Rodovalho Assis.pdf787,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.