Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3225
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE QUÍMICA EM INTERFACE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC (2015-2021)
Título(s) alternativo(s): THE TRAINING OF CHEMISTRY TEACHERS INTERFACED WITH DIGITAL TECHNOLOGIES: analysis of ENPEC publications (2015-2021)
Autor(es): Silva, Letícia Rodovalho de
Primeiro Orientador: Carvalho, Christina Vargas Miranda e
Primeiro Membro da Banca: Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Segundo Membro da Banca: Jesus, Weslei Oliveira de
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo as publicações do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2015 a 2021, cujo enfoque é a utilização das tecnologias digitais em interface com a formação de professores/as de Química. O objetivo foi identificar e analisar o perfil dessas publicações, a fim de compreender melhor o estado da arte dessas propostas e discussões. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento com abordagem qualitativa, sendo utilizado os Anais do ENPEC como fonte documental e os pressupostos da análise de conteúdo para analisar os dados. Elaboramos quatro categorias de análise que foram: dados de autoria e distribuição geográfica; aspectos teórico-metodológicos; pressupostos teóricos; e, concepções sobre as TDIC na formação de professores/as de Química. Identificamos que os trabalhos não apresentam discussões profícuas acerca da necessidade formativa de professores/as de Química, em formação ou em exercício profissional, referente à importância dos aspectos teórico-metodológicos das TDIC para as práticas educativas, bem como sua relevância social emergida no contexto pandêmico.
Abstract: This research has as object of study the publications of the National Research Meeting in Science Education (ENPEC), from 2015 to 2021, whose focus is the use of digital technologies in interface with the training of Chemistry teachers. The objective was to identify and analyze the profile of these publications, in order to better understand the state of the art of these proposals and discussions. This is a state-of-the-knowledge bibliographic research with a qualitative approach, using the Annals of ENPEC as a documentary source and the assumptions of content analysis to analyze the data. We elaborated four categories of analysis, which were: data on authorship and geographic distribution; theoretical-methodological aspects; theoretical assumptions; and, conceptions about TDIC the training of Chemistry teachers. We identified that the works do not present fruitful discussions about the training needs of Chemistry teachers, in training or in professional practice, regarding the importance of the theoretical-methodological aspects TDIC of educational practices, as well as their social relevance emerged in the pandemic context.
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Formação de professores
Ensino de Química
Práticas pedagógicas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3225
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso_Letícia Rodovalho Assis.pdf787,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.