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dc.contributor.advisor1Carvalho, Christina Vargas Miranda e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2120238270500914pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luciana Aparecida Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0324273797464677pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Weslei Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917739735013312pt_BR
dc.creatorSilva, Letícia Rodovalho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6882081339635833pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T18:10:13Z-
dc.date.available2023-07-31-
dc.date.available2022-12-14T18:10:13Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3225-
dc.description.abstractThis research has as object of study the publications of the National Research Meeting in Science Education (ENPEC), from 2015 to 2021, whose focus is the use of digital technologies in interface with the training of Chemistry teachers. The objective was to identify and analyze the profile of these publications, in order to better understand the state of the art of these proposals and discussions. This is a state-of-the-knowledge bibliographic research with a qualitative approach, using the Annals of ENPEC as a documentary source and the assumptions of content analysis to analyze the data. We elaborated four categories of analysis, which were: data on authorship and geographic distribution; theoretical-methodological aspects; theoretical assumptions; and, conceptions about TDIC the training of Chemistry teachers. We identified that the works do not present fruitful discussions about the training needs of Chemistry teachers, in training or in professional practice, regarding the importance of the theoretical-methodological aspects TDIC of educational practices, as well as their social relevance emerged in the pandemic context.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de estudo as publicações do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2015 a 2021, cujo enfoque é a utilização das tecnologias digitais em interface com a formação de professores/as de Química. O objetivo foi identificar e analisar o perfil dessas publicações, a fim de compreender melhor o estado da arte dessas propostas e discussões. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento com abordagem qualitativa, sendo utilizado os Anais do ENPEC como fonte documental e os pressupostos da análise de conteúdo para analisar os dados. Elaboramos quatro categorias de análise que foram: dados de autoria e distribuição geográfica; aspectos teórico-metodológicos; pressupostos teóricos; e, concepções sobre as TDIC na formação de professores/as de Química. Identificamos que os trabalhos não apresentam discussões profícuas acerca da necessidade formativa de professores/as de Química, em formação ou em exercício profissional, referente à importância dos aspectos teórico-metodológicos das TDIC para as práticas educativas, bem como sua relevância social emergida no contexto pandêmico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Christina Vargas Miranda e Carvalho (christina.carvalho@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-14T13:43:21Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso_Letícia Rodovalho Assis.pdf: 806887 bytes, checksum: 8c98bff2f96619c5b239482b51b6825e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE QUÍMICA EM INTERFACE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC (2015-2021)pt_BR
dc.title.alternativeTHE TRAINING OF CHEMISTRY TEACHERS INTERFACED WITH DIGITAL TECHNOLOGIES: analysis of ENPEC publications (2015-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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