Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3217
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Autor(es): Santos, Juliana
Primeiro Orientador: Lícia, Maria
Primeiro Coorientador: Dias, Denise
Primeiro Membro da Banca: Santos, Maria
Segundo Membro da Banca: Dias, Denise
Terceiro Membro da Banca: Silva, Ilmo
Resumo: O presente trabalho estuda sobre a importância da educação escolar para a formação da dignidade e cidadania da classe popular, por um espaço igualitário/equalitário em uma sociedade que se mostra excludente, que negligencia o direito de viver com dignidade, que sinaliza as fragilidades de todo o sistema educacional instalado no presente contexto político e econômico brasileiro. Por consecutivo, explora-se a questão da educação que, mesmo sendo direito de todos, não tem garantido uma formação libertadora e conscientizadora. Muitos desafios ainda são enfrentados pelas pessoas de baixa renda, que lutam diariamente para expressar seu valor, enfrentando menosprezo e falta de oportunidades condicionadas pelas diferenças sociais. Sistematicamente pessoas sofrem preconceito e desrespeito e aumenta a marginalização. O aporte teórico e metodológico da presente reflexão, baseou-se em estudos de renomados pesquisadores brasileiros que se debruçaram sobre a temática, considerando que a educação é a base para a formação de uma sociedade que busca a cidadania e o direito ao conhecimento. Concluiu-se que muito ainda tem que ser feito, conscientizando a sociedade para a cobrança de políticas públicas que possam contribuir para uma educação de qualidade, gerando oportunidade, dignidade e cidadania para todos.
Abstract: The present work studies on the importance of school education for the formation of the dignity and citizenship of the popular class, through an egalitarian/equalitarian space in a society that is excluded, that neglects the right to live with dignity, which signals the weaknesses of the entire educational system installed in the present Brazilian political and economic context. For a consecutive time, the issue of education is explored, which, even though it is everyone's right, has not guaranteed a liberating and awareness-raising formation. Many challenges are still faced by low-income people, who struggle daily to express their value, facing contempt and lack of opportunities conditioned by social differences. Systematically people suffer prejudice and disrespect and increase marginalization. The theoretical and methodological contribution of this reflection was based on studies by renowned Brazilian researchers who focused on the theme, considering that education is the basis for the formation of a society that seeks citizenship and the right to knowledge. It was concluded that much still has to be done, raising society's awareness for the collection of public policies that can contribute to a quality education, generating opportunity, dignity and citizenship for all.
Palavras-chave: Desigualdade
Educação
Equidade
Oportunidade
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3217
Data do documento: 2-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tc. Juliana terra dos santos.doc.pdf489,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.