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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
metadata.dc.creator: Santos, Juliana
metadata.dc.contributor.advisor1: Lícia, Maria
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Dias, Denise
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Denise
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Ilmo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho estuda sobre a importância da educação escolar para a formação da dignidade e cidadania da classe popular, por um espaço igualitário/equalitário em uma sociedade que se mostra excludente, que negligencia o direito de viver com dignidade, que sinaliza as fragilidades de todo o sistema educacional instalado no presente contexto político e econômico brasileiro. Por consecutivo, explora-se a questão da educação que, mesmo sendo direito de todos, não tem garantido uma formação libertadora e conscientizadora. Muitos desafios ainda são enfrentados pelas pessoas de baixa renda, que lutam diariamente para expressar seu valor, enfrentando menosprezo e falta de oportunidades condicionadas pelas diferenças sociais. Sistematicamente pessoas sofrem preconceito e desrespeito e aumenta a marginalização. O aporte teórico e metodológico da presente reflexão, baseou-se em estudos de renomados pesquisadores brasileiros que se debruçaram sobre a temática, considerando que a educação é a base para a formação de uma sociedade que busca a cidadania e o direito ao conhecimento. Concluiu-se que muito ainda tem que ser feito, conscientizando a sociedade para a cobrança de políticas públicas que possam contribuir para uma educação de qualidade, gerando oportunidade, dignidade e cidadania para todos.
Abstract: The present work studies on the importance of school education for the formation of the dignity and citizenship of the popular class, through an egalitarian/equalitarian space in a society that is excluded, that neglects the right to live with dignity, which signals the weaknesses of the entire educational system installed in the present Brazilian political and economic context. For a consecutive time, the issue of education is explored, which, even though it is everyone's right, has not guaranteed a liberating and awareness-raising formation. Many challenges are still faced by low-income people, who struggle daily to express their value, facing contempt and lack of opportunities conditioned by social differences. Systematically people suffer prejudice and disrespect and increase marginalization. The theoretical and methodological contribution of this reflection was based on studies by renowned Brazilian researchers who focused on the theme, considering that education is the basis for the formation of a society that seeks citizenship and the right to knowledge. It was concluded that much still has to be done, raising society's awareness for the collection of public policies that can contribute to a quality education, generating opportunity, dignity and citizenship for all.
Keywords: Desigualdade
Educação
Equidade
Oportunidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3217
Issue Date: 2-Dec-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

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