Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lícia, Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dias, Denise-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831323207268046pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Denise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831323207268046pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ilmo-
dc.creatorSantos, Juliana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394004344987344pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T13:56:34Z-
dc.date.available2022-12-13-
dc.date.available2022-12-14T13:56:34Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3217-
dc.description.abstractThe present work studies on the importance of school education for the formation of the dignity and citizenship of the popular class, through an egalitarian/equalitarian space in a society that is excluded, that neglects the right to live with dignity, which signals the weaknesses of the entire educational system installed in the present Brazilian political and economic context. For a consecutive time, the issue of education is explored, which, even though it is everyone's right, has not guaranteed a liberating and awareness-raising formation. Many challenges are still faced by low-income people, who struggle daily to express their value, facing contempt and lack of opportunities conditioned by social differences. Systematically people suffer prejudice and disrespect and increase marginalization. The theoretical and methodological contribution of this reflection was based on studies by renowned Brazilian researchers who focused on the theme, considering that education is the basis for the formation of a society that seeks citizenship and the right to knowledge. It was concluded that much still has to be done, raising society's awareness for the collection of public policies that can contribute to a quality education, generating opportunity, dignity and citizenship for all.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho estuda sobre a importância da educação escolar para a formação da dignidade e cidadania da classe popular, por um espaço igualitário/equalitário em uma sociedade que se mostra excludente, que negligencia o direito de viver com dignidade, que sinaliza as fragilidades de todo o sistema educacional instalado no presente contexto político e econômico brasileiro. Por consecutivo, explora-se a questão da educação que, mesmo sendo direito de todos, não tem garantido uma formação libertadora e conscientizadora. Muitos desafios ainda são enfrentados pelas pessoas de baixa renda, que lutam diariamente para expressar seu valor, enfrentando menosprezo e falta de oportunidades condicionadas pelas diferenças sociais. Sistematicamente pessoas sofrem preconceito e desrespeito e aumenta a marginalização. O aporte teórico e metodológico da presente reflexão, baseou-se em estudos de renomados pesquisadores brasileiros que se debruçaram sobre a temática, considerando que a educação é a base para a formação de uma sociedade que busca a cidadania e o direito ao conhecimento. Concluiu-se que muito ainda tem que ser feito, conscientizando a sociedade para a cobrança de políticas públicas que possam contribuir para uma educação de qualidade, gerando oportunidade, dignidade e cidadania para todos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Terra dos Santos (juliana.terra@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-13T19:20:10Z No. of bitstreams: 1 Tc. Juliana terra dos santos.doc.pdf: 501048 bytes, checksum: d2a7cb25275c740a3502645d3baf2732 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-14T13:53:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tc. Juliana terra dos santos.doc.pdf: 501048 bytes, checksum: d2a7cb25275c740a3502645d3baf2732 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-14T13:56:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tc. Juliana terra dos santos.doc.pdf: 501048 bytes, checksum: d2a7cb25275c740a3502645d3baf2732 (MD5) Previous issue date: 2022-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectOportunidadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tc. Juliana terra dos santos.doc.pdf489,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.