Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3216
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | REFLEXÕES DE UMA ESTAGIÁRIA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
Título(s) alternativo(s): | Reflections of a Biological Sciences intern about active methodologies: an experience in technical education integrated into high school |
Autor(es): | Silva, Maria Isabella da |
Primeiro Orientador: | Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão |
Primeiro Coorientador: | Oliveira, Renata Rolins da Silva |
Primeiro Membro da Banca: | Salomão, Vanessa Maria Marques |
Segundo Membro da Banca: | Ferreira, Gustavo Lopes |
Resumo: | Inúmeros estudiosos têm se debruçado sobre estratégias mediacionais qualitativamente diferenciadas, que impulsionem processos de aprendizagem e desenvolvimento. Uma delas consiste nas denominadas metodologias ativas, objeto do presente estudo, que objetivou divulgar e discutir possibilidades de utilização de metodologias ativas no ensino de biologia, a partir de uma experiência de ensino conduzida pela primeira autora, no âmbito do Estágio Supervisionado Curricular, junto a discentes do 2º ano de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Foram apresentadas contribuições no sentido de sistematizar conceitos e exemplos de estratégias metodológicas, bem como de registrar e socializar práticas exitosas de formação de professores e de ensino no âmbito da Educação Básica. |
Abstract: | Numerous researchers have focused on qualitatively differentiated mediational strategies, which lead to learning and development processes. One of them consists of the so-called active methodologies, object of the present study, which aimed to disseminate and discuss possibilities for the use of active methodologies in the teaching of biology, based on a teaching experience conducted by the first author, within the scope of the Curricular Supervised Internship, together with to 2nd year students of a technical course integrated into high school. Contributions were presented in order to systematize concepts and examples of methodological strategies, as well as to register and socialize successful practices of teacher training and teaching within the scope of Basic Education. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Estágio Supervisionado Ensino de Ciências Ensino Médio EPT |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3216 |
Data do documento: | 29-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ Maria Isabella da Silva.pdf | 760,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.