Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3216
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: REFLEXÕES DE UMA ESTAGIÁRIA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Other Titles: Reflections of a Biological Sciences intern about active methodologies: an experience in technical education integrated into high school
metadata.dc.creator: Silva, Maria Isabella da
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Renata Rolins da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Salomão, Vanessa Maria Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Gustavo Lopes
metadata.dc.description.resumo: Inúmeros estudiosos têm se debruçado sobre estratégias mediacionais qualitativamente diferenciadas, que impulsionem processos de aprendizagem e desenvolvimento. Uma delas consiste nas denominadas metodologias ativas, objeto do presente estudo, que objetivou divulgar e discutir possibilidades de utilização de metodologias ativas no ensino de biologia, a partir de uma experiência de ensino conduzida pela primeira autora, no âmbito do Estágio Supervisionado Curricular, junto a discentes do 2º ano de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Foram apresentadas contribuições no sentido de sistematizar conceitos e exemplos de estratégias metodológicas, bem como de registrar e socializar práticas exitosas de formação de professores e de ensino no âmbito da Educação Básica.
Abstract: Numerous researchers have focused on qualitatively differentiated mediational strategies, which lead to learning and development processes. One of them consists of the so-called active methodologies, object of the present study, which aimed to disseminate and discuss possibilities for the use of active methodologies in the teaching of biology, based on a teaching experience conducted by the first author, within the scope of the Curricular Supervised Internship, together with to 2nd year students of a technical course integrated into high school. Contributions were presented in order to systematize concepts and examples of methodological strategies, as well as to register and socialize successful practices of teacher training and teaching within the scope of Basic Education.
Keywords: Metodologias ativas
Estágio Supervisionado
Ensino de Ciências
Ensino Médio
EPT
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3216
Issue Date: 29-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ Maria Isabella da Silva.pdf760,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.