Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3208
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NA ALFABETIZAÇÃO: A POESIA COMO PROPOSTA DIDÁTICA
metadata.dc.creator: Barbosa , Késia Daizy Marques Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Bruno Silva de
metadata.dc.description.resumo: A poesia concede para a formação da concepção, do simbolismo e da inovação, afinal, as palavras na poesia podem ter mais de um significado e ter um sentido metafórico. Através da poesia mostramos nossas emoções através da linguagem escrita. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é desenvolver uma proposta de sequência didática com atividades pedagógicas que tenham como foco a inclusão escolar de alunos portadores de TDAH através da literatura. Para a realização deste estudo, será utilizada como abordagem a pesquisa qualitativa. Quanto à natureza do trabalho, ela é básica. E a pesquisa bibliográfica buscando dados no Google Acadêmico. Contudo, entendeu que os praticantes relacionados no procedimento de alfabetismo infantil devem trabalhar em grupo, adotando uma abordagem contínua e sistemática na criação realização e valorização de adequações para uma melhor adaptação do estudante com TDAH à escola oferecendo-lhe testes na escola, para prevenir questões relativas à aprendizagem. À família é parte essencial desse procedimento, favorecendo a criança e incentivando-a a se empenhar nas práticas escolares e mantendo uma relação salubre com o docente e seus parceiros.
Abstract: Poetry grants for the formation of conception, symbolism and innovation, after all, words in poetry can have more than one meaning and have a metaphorical sense. Through poetry we show our emotions through written language. In this sense, the objective of this article is to develop a series of inclusive pedagogical activities that focus on literature for literacy, with a particular focus on students with ADHD. To carry out this study, qualitative research will be used as an approach, as it exposes the analysis of ideas concepts, that is, as a research exercise, it is not presented as a rigidly structured proposal, it allows imagination and creativity to lead the researchers to propose works that explore new approaches. As for the nature of the work, it is basic. And the bibliographic research looking for data on Google Scholar. However, he understood that the practitioners related to the child literacy procedure should work in a group, adopting a continuous and systematic approach in the creation, realization and valorization of adjustments for a better adaptation of the student with ADHD to school, offering him tests at school, to prevent questions related to learning The family is an essential part of this procedure, favoring the child, encouraging him to engage in school practices and maintaining a healthy relationship with the teacher and his partners.
Keywords: Alfabetização
Crianças
Inclusão escolar
TDAH
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3208
Issue Date: 11-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento para publicação Késia.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.