Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3208
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NA ALFABETIZAÇÃO: A POESIA COMO PROPOSTA DIDÁTICA
Autor(es): Barbosa , Késia Daizy Marques Costa
Primeiro Orientador: Oliveira, Bruno Silva de
Resumo: A poesia concede para a formação da concepção, do simbolismo e da inovação, afinal, as palavras na poesia podem ter mais de um significado e ter um sentido metafórico. Através da poesia mostramos nossas emoções através da linguagem escrita. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é desenvolver uma proposta de sequência didática com atividades pedagógicas que tenham como foco a inclusão escolar de alunos portadores de TDAH através da literatura. Para a realização deste estudo, será utilizada como abordagem a pesquisa qualitativa. Quanto à natureza do trabalho, ela é básica. E a pesquisa bibliográfica buscando dados no Google Acadêmico. Contudo, entendeu que os praticantes relacionados no procedimento de alfabetismo infantil devem trabalhar em grupo, adotando uma abordagem contínua e sistemática na criação realização e valorização de adequações para uma melhor adaptação do estudante com TDAH à escola oferecendo-lhe testes na escola, para prevenir questões relativas à aprendizagem. À família é parte essencial desse procedimento, favorecendo a criança e incentivando-a a se empenhar nas práticas escolares e mantendo uma relação salubre com o docente e seus parceiros.
Abstract: Poetry grants for the formation of conception, symbolism and innovation, after all, words in poetry can have more than one meaning and have a metaphorical sense. Through poetry we show our emotions through written language. In this sense, the objective of this article is to develop a series of inclusive pedagogical activities that focus on literature for literacy, with a particular focus on students with ADHD. To carry out this study, qualitative research will be used as an approach, as it exposes the analysis of ideas concepts, that is, as a research exercise, it is not presented as a rigidly structured proposal, it allows imagination and creativity to lead the researchers to propose works that explore new approaches. As for the nature of the work, it is basic. And the bibliographic research looking for data on Google Scholar. However, he understood that the practitioners related to the child literacy procedure should work in a group, adopting a continuous and systematic approach in the creation, realization and valorization of adjustments for a better adaptation of the student with ADHD to school, offering him tests at school, to prevent questions related to learning The family is an essential part of this procedure, favoring the child, encouraging him to engage in school practices and maintaining a healthy relationship with the teacher and his partners.
Palavras-chave: Alfabetização
Crianças
Inclusão escolar
TDAH
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3208
Data do documento: 11-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento para publicação Késia.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.