Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3205
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ENSINO DE SUBSTANTIVOS A PARTIR DE EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Autor(es): Silva, Edelcina Rosa da
Primeiro Orientador: Oliveira, Bruno Silva de
Resumo: O estudo buscou analisar a contribuição da literatura infantil de Monteiro Lobato “Emília no País da Gramática (1934)”, para o desenvolvimento de crianças do 5º ano do Ensino Fundamental em relação ao substantivo. Através de estudos construiu embasamentos teórico e metodológico através de um levantamento nos principais repositórios digitais. Objetivo geral, elaborar e analisar uma proposta de sequência didática embasada no livro “Emília no país da Gramática” como objetivos específicos aprender as classes gramaticais (substantivo) explicada e trabalhada no conteúdo em sala de aula; sugerindo uma nova dinâmica que facilitará o entendimento do aluno sobre as classes gramatical (substantivo), elencando os benefícios de se trabalhar com um objeto literário no ensino de gramática.
Abstract: The study sought to analyze the contribution of Monteiro Lobato's children's literature "Emilia no País da Gramática (1934)", for the development of children in the 5th year of Elementary School in relation to the noun. Through studies, he built theoretical and methodological foundations through a survey in the main digital repositories. General objective, to elaborate and analyze a proposal for a didactic sequence based on the book “Emilia no País da Gramática” as specific objectives Learning the grammatical classes (noun) explained and worked within the content in the classroom; Suggesting a new dynamic that will facilitate the student's understanding of grammar classes (noun). Listing the benefits of working with a literary object in grammar teaching.
Palavras-chave: Gramática
Literatura Infantil
Proposta didática
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3205
Data do documento: 11-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOCUMENTO PARA PUBLICAÇÃO EDELCINA.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.