Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3199
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTEXTO HISTÓRICO, INVISIBILIDADE E A PRÁTICA EDUCATIVA
metadata.dc.creator: Silva, Isabelle Eduarda
metadata.dc.contributor.advisor1: Salomão, Vanessa Maria Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Lorena de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Gustavo Lopes
metadata.dc.description.resumo: A EJA é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não terminaram a Educação Básica em idade apropriada, de modo que, quando estes sujeitos retornam às instituições, é imprescindível que as práticas considerem as particularidades desse público. Desse contexto, por meio de uma pesquisa bibliográfica, este artigo buscou refletir sobre o histórico da EJA no Brasil, a partir da defesa de práticas pedagógicas mais significativas e contextualizadas, que dialoguem com a realidade dos estudantes dessa modalidade. Assim, por mais que seja regulamentada, o próprio apagamento da EJA na BNCC confirma o apagamento do direito à educação desse público.
Abstract: The EJA is a teaching modality aimed at people who have not finished Basic Education at an appropriate age, so that, when these people return to institutions it is essential that educational practices consider the particularities of this public. In this context, through a bibliographic research, this article sought to reflect on the history of EJA in Brazil from the defense of more significant and contextualized pedagogical practices, which dialogue with the reality of students of this modality. Thus, as much as it is regulated, the erase of the EJA in the Common National Curriculum Base confirms the deletion of this public's right to education.
Keywords: Base Nacional Comum Curricular
Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia Histórico-Crítica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3199
Issue Date: 30-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Isabelle Silva.pdf749,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.