Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3192
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A PEDAGOGIA DA ESCUTA NO USO DE MATERIAL DIDÁTICO: AVERIGUAÇÕES NO CMEI MARIA DA LUZ DE JESUS EM HIDROLÂNDIA, GOIÁS
Other Titles: THE PEDAGOGY OF LISTENING IN THE USE OF TEACHING MATERIAL: INQUIRIES AT CMEI MARIA DA LUZ DE JESUS ​​​​​​IN HIDROLANDIA, GOIÁS
metadata.dc.creator: Bortolon, Fátima Cândida da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, José Henrique Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Adriana Lira
metadata.dc.contributor.referee2: Benício, Edgard Ricardo
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa discute acerca da Pedagogia da Escuta como especificidade no uso de material didático ofertado na Educação Infantil, que atende crianças de creche e pré-escola. Tem o objetivo geral de compreender melhor o processo educativo aplicado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro de Nova Fátima na cidade de Hidrolândia- GO. Os objetivos específicos são relacionar a teoria da pedagogia da escuta com o uso do material didático e averiguar documentos como Currículo Escolar, Regimento Interno Escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP). A metodologia da pesquisa é bibliográfica com estudo de caso, na abordagem qualitativa, que busca analisar e relacionar os documentos vigentes da instituição de ensino em pesquisa. O referencial teórico baseia-se nos autores: Edward (2016); Freire (1996) e Antunes (2000). A Educação Infantil tem um papel crucial para o desenvolvimento da aprendizagem e integral da criança. É nesse período que o cérebro da criança, por meio de experiências advindas do ambiente, desenvolve a capacidade grandiosa de aprender por meio de brincadeiras. Para isso, é necessário criar condições básicas de estímulos adequados para o desenvolvimento sólido e progressivo que refletirá ao longo de todos os anos. O resultado da pesquisa pode contribuir para responder à seguinte questão: Os grandes problemas enfrentados pela escola e professores no decorrer dos anos poderão estar relacionados com a falta de autonomia dos alunos iniciados na primeira fase escolar? Os resultados da pesquisa apontam com clareza que é na educação infantil que a criança recebe estímulo e motivação para desenvolver sua autonomia, suas habilidades e competências, e que a criança pequena seja protagonista do seu próprio conhecimento. A pesquisa pode ajudar a corrigir viés e lacunas existentes no ensino do CMEI e também auxiliar os professores a melhorarem suas práticas pedagógicas no processo de "Educar e Cuidar" na educação infantil. A escolarização da criança nessa faixa etária é voltada para o lúdico. A implementação da Pedagogia da Escuta se faz fundamental como saber pedagógico para o planejamento das ações educativas, permitido a oportunidade da criança pequena desenvolver seu próprio protagonismo, que vai refletir por toda sua vida adulta.
Abstract: The research discusses about the Pedagogy of Listening as a specificity in the use of didactic material offered in Early Childhood Education, which serves daycare and preschool children. They have the general objective of better understanding the educational process applied in the Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the neighborhood of Nova Fátima in the city of Hidrolândia-GO. The specific objectives are to relate the theory of listening pedagogy with the use of didactic material, investigation of documents such as School Curriculum, Internal School Regulations and the Pedagogical Political Project (PPP). The research methodology is bibliographic with a case study, in the qualitative approach, which seeks to analyze and relate the current documents of the teaching institution in research. The theoretical framework is based on the authors: Edward (2016); Freire (1996) and Antunes (2000). Early Childhood Education plays a crucial role in the child's learning and integral development. It is during this period that the child's brain, through experiences from the environment, develops the grandiose capacity to learn through play. For this, it is necessary to create basic conditions of adequate stimuli for the solid and progressive development that will reflect throughout all the years. The research result can help to answer the following question: The major problems faced by the school and teachers over the years could be related to the lack of autonomy of students initiated in the first school phase? The research results clearly point out that it is in early childhood education that the child receives stimulus and motivation to develop their autonomy, skills and competences, and that the young child is the protagonist of their own knowledge. The research can help correct existing biases and gaps in CMEI teaching and also help teachers improve their pedagogical practices in the process of "Educating and Caring" in early childhood education. The schooling of the child in this age group is directed to the ludic. The implementation of the Pedagogy of Listening is fundamental as pedagogical knowledge for the planning of educational actions, allowing the opportunity for young children in this age group to develop their own role that will reflect throughout their adult life.
Keywords: Educação Infantil
Material Didático
Pedagogia da Escuta
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3192
Issue Date: 7-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Científico_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdfArtigo Científico_Fátima Cândida da Silva Bortolon.976,12 kBAdobe PDFView/Open
Ata de Defesa_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdfAta de Defesa_Fátima Cândida da Silva Bortolon287,32 kBAdobe PDFView/Open
TCA_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdfTCA_Fátima Cândida da Silva Bortolon91,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.