Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, José Henrique Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Adriana Lira-
dc.contributor.referee2Benício, Edgard Ricardo-
dc.creatorBortolon, Fátima Cândida da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1321814113570599pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-12T14:26:40Z-
dc.date.available2022-12-03-
dc.date.available2022-12-12T14:26:40Z-
dc.date.issued2022-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3192-
dc.description.abstractThe research discusses about the Pedagogy of Listening as a specificity in the use of didactic material offered in Early Childhood Education, which serves daycare and preschool children. They have the general objective of better understanding the educational process applied in the Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the neighborhood of Nova Fátima in the city of Hidrolândia-GO. The specific objectives are to relate the theory of listening pedagogy with the use of didactic material, investigation of documents such as School Curriculum, Internal School Regulations and the Pedagogical Political Project (PPP). The research methodology is bibliographic with a case study, in the qualitative approach, which seeks to analyze and relate the current documents of the teaching institution in research. The theoretical framework is based on the authors: Edward (2016); Freire (1996) and Antunes (2000). Early Childhood Education plays a crucial role in the child's learning and integral development. It is during this period that the child's brain, through experiences from the environment, develops the grandiose capacity to learn through play. For this, it is necessary to create basic conditions of adequate stimuli for the solid and progressive development that will reflect throughout all the years. The research result can help to answer the following question: The major problems faced by the school and teachers over the years could be related to the lack of autonomy of students initiated in the first school phase? The research results clearly point out that it is in early childhood education that the child receives stimulus and motivation to develop their autonomy, skills and competences, and that the young child is the protagonist of their own knowledge. The research can help correct existing biases and gaps in CMEI teaching and also help teachers improve their pedagogical practices in the process of "Educating and Caring" in early childhood education. The schooling of the child in this age group is directed to the ludic. The implementation of the Pedagogy of Listening is fundamental as pedagogical knowledge for the planning of educational actions, allowing the opportunity for young children in this age group to develop their own role that will reflect throughout their adult life.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa discute acerca da Pedagogia da Escuta como especificidade no uso de material didático ofertado na Educação Infantil, que atende crianças de creche e pré-escola. Tem o objetivo geral de compreender melhor o processo educativo aplicado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro de Nova Fátima na cidade de Hidrolândia- GO. Os objetivos específicos são relacionar a teoria da pedagogia da escuta com o uso do material didático e averiguar documentos como Currículo Escolar, Regimento Interno Escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP). A metodologia da pesquisa é bibliográfica com estudo de caso, na abordagem qualitativa, que busca analisar e relacionar os documentos vigentes da instituição de ensino em pesquisa. O referencial teórico baseia-se nos autores: Edward (2016); Freire (1996) e Antunes (2000). A Educação Infantil tem um papel crucial para o desenvolvimento da aprendizagem e integral da criança. É nesse período que o cérebro da criança, por meio de experiências advindas do ambiente, desenvolve a capacidade grandiosa de aprender por meio de brincadeiras. Para isso, é necessário criar condições básicas de estímulos adequados para o desenvolvimento sólido e progressivo que refletirá ao longo de todos os anos. O resultado da pesquisa pode contribuir para responder à seguinte questão: Os grandes problemas enfrentados pela escola e professores no decorrer dos anos poderão estar relacionados com a falta de autonomia dos alunos iniciados na primeira fase escolar? Os resultados da pesquisa apontam com clareza que é na educação infantil que a criança recebe estímulo e motivação para desenvolver sua autonomia, suas habilidades e competências, e que a criança pequena seja protagonista do seu próprio conhecimento. A pesquisa pode ajudar a corrigir viés e lacunas existentes no ensino do CMEI e também auxiliar os professores a melhorarem suas práticas pedagógicas no processo de "Educar e Cuidar" na educação infantil. A escolarização da criança nessa faixa etária é voltada para o lúdico. A implementação da Pedagogia da Escuta se faz fundamental como saber pedagógico para o planejamento das ações educativas, permitido a oportunidade da criança pequena desenvolver seu próprio protagonismo, que vai refletir por toda sua vida adulta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fatima Candida da Silva Bortolon (fatima.bortolon@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-11T16:49:06Z No. of bitstreams: 3 Artigo Científico_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 999551 bytes, checksum: 1ef8572669502e6dab3e177501f7a38f (MD5) Ata de Defesa_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 294211 bytes, checksum: 5dc4b5b6bd319e3c7a70887cb15784fe (MD5) TCA_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 93397 bytes, checksum: 79ab755581b10efa1cbd859508701dbc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-12T14:26:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Científico_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 999551 bytes, checksum: 1ef8572669502e6dab3e177501f7a38f (MD5) Ata de Defesa_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 294211 bytes, checksum: 5dc4b5b6bd319e3c7a70887cb15784fe (MD5) TCA_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 93397 bytes, checksum: 79ab755581b10efa1cbd859508701dbc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-12T14:26:26Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Científico_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 999551 bytes, checksum: 1ef8572669502e6dab3e177501f7a38f (MD5) Ata de Defesa_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 294211 bytes, checksum: 5dc4b5b6bd319e3c7a70887cb15784fe (MD5) TCA_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 93397 bytes, checksum: 79ab755581b10efa1cbd859508701dbc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-12T14:26:40Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Científico_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 999551 bytes, checksum: 1ef8572669502e6dab3e177501f7a38f (MD5) Ata de Defesa_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 294211 bytes, checksum: 5dc4b5b6bd319e3c7a70887cb15784fe (MD5) TCA_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdf: 93397 bytes, checksum: 79ab755581b10efa1cbd859508701dbc (MD5) Previous issue date: 2022-11-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALBOZ, Vivian. O olhar docente sobre escuta, autoria de protagonismo das crianças em uma escola municipal de educação infantil na cidade de São Paulo: conquistas e desafios. 2016. 149f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. AQUINO, Julio Groppa. Autoridade e Autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. 2ª ed. São Paulo: Sammus, 1999. ARCURI, Priscila Abel. A participação é um convite e a escuta um desafio. Estudo sobre a participação e escuta de crianças em contextos educativos diversos. 2017. 98f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. AUTUNES, Celso. A construção do Afeto. São Paulo: Augustus, 2003. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretriz Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. CHALITA, Gabriel. Educação: A solução está no afeto. 1ª ed. São Paulo: Editora Gente, 2011. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Leila; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução de Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtonstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: sobre os saberes necessários à prática educativa. 29ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. ____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed. São Paulo: Paz e terra, 1997. FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando Visível a Aprendizagem das Crianças: Educação Infantil em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009. NUNES, Leonília de Souza. Escuta Sensível do professor: uma dimensão de qualidade da Educação Infantil. 2009. 124f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009. CENTRO Municipal de Educação Infantil Maria da Luz de Jesus, Plano de Ação, 2022. CENTRO Municipal de Educação Infantil Maria da Luz de Jesus, Projeto Político Pedagógico, 2022. CENTRO Municipal de Educação Infantil Maria da Luz de Jesus, Regimento Interno, 2022. SILVA, Sandra Mara de Ramos. Atuação de professores e a influência de escolas de Reggio Emília. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO – UNIFIEO, Osasco, 2016. WALLON, Henri. Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2010.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectPedagogia da Escutapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpt_BR
dc.titleA PEDAGOGIA DA ESCUTA NO USO DE MATERIAL DIDÁTICO: AVERIGUAÇÕES NO CMEI MARIA DA LUZ DE JESUS EM HIDROLÂNDIA, GOIÁSpt_BR
dc.title.alternativeTHE PEDAGOGY OF LISTENING IN THE USE OF TEACHING MATERIAL: INQUIRIES AT CMEI MARIA DA LUZ DE JESUS ​​​​​​IN HIDROLANDIA, GOIÁSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdfArtigo Científico_Fátima Cândida da Silva Bortolon.976,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdfAta de Defesa_Fátima Cândida da Silva Bortolon287,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCA_Fátima Cândida da Silva Bortolon.pdfTCA_Fátima Cândida da Silva Bortolon91,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.