Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3185
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ESTUDANTE-TRABALHADOR: IMPACTOS E POTENCIALIDADES DO TRABALHO DURANTE O ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS CERES, GOIÁS
Other Titles: Student-worker: Impacts and potentialities during Secondary Technical Education at Federal Institute Goiano - Campus Ceres, Goiás
metadata.dc.creator: Silva, Wignei Junio Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Leonardo Carlos de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar os impactos e potencialidades da inserção no mundo do trabalho de estudantes durante o Ensino Médio Técnico Integrado do IF-Goiano Campus Ceres. Essa pesquisa foi desenvolvida de forma quanti-qualitativa em três fases 1º) Estudo Teórico; 2º) Uma pesquisa bibliográfica, para captar a produção recente e cenário sobre o tema; 3º) Elaboração de um questionário estruturado e aplicação com estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IF Goiano, Campus Ceres. Concluiu-se que o Ensino Médio técnico integrado deve estruturar a formação geral e profissional, incluindo o trabalho como princípio pedagógico, e a garantia de instrumentos para que o aluno possa adentrar um campo profissional. Entretanto, apesar da importância do ensino técnico integrado, seus desafios são grandes, por assumir uma cultura de luta e busca para integrar as dimensões da educação e do trabalho.
Abstract: This research aimed to highlight the aspects and potentialities of insertion in the world of work of students during the Integrated Technical High School of the IF Goiano Campus Ceres. This research was developed in a quantitative and qualitative way in three phases: 1st) Theoretical Study; 2nd) A bibliographical research, to capture the recent production and scenario on the theme; 3rd) Elaboration of a structured questionnaire and application with students of the Integrated Technical High School of the IF Goiano, Campus Ceres. It was concluded that the integrated technical secondary education should structure the general and professional training, including work as a pedagogical principle, and the guarantee of instruments so that the student can enter a professional field. However, despite the importance of integrated technical education, its challenges are great, as it assumes a culture of struggle and search to integrate the dimensions of education and work.
Keywords: Estudante-trabalhador
Ensino Médio Integrado
Educação-trabalho
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3185
Issue Date: 30-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC- Final.pdf710,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.