Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3185
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ESTUDANTE-TRABALHADOR: IMPACTOS E POTENCIALIDADES DO TRABALHO DURANTE O ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS CERES, GOIÁS |
Título(s) alternativo(s): | Student-worker: Impacts and potentialities during Secondary Technical Education at Federal Institute Goiano - Campus Ceres, Goiás |
Autor(es): | Silva, Wignei Junio Alves da |
Primeiro Orientador: | Andrade, Leonardo Carlos de |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar os impactos e potencialidades da inserção no mundo do trabalho de estudantes durante o Ensino Médio Técnico Integrado do IF-Goiano Campus Ceres. Essa pesquisa foi desenvolvida de forma quanti-qualitativa em três fases 1º) Estudo Teórico; 2º) Uma pesquisa bibliográfica, para captar a produção recente e cenário sobre o tema; 3º) Elaboração de um questionário estruturado e aplicação com estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IF Goiano, Campus Ceres. Concluiu-se que o Ensino Médio técnico integrado deve estruturar a formação geral e profissional, incluindo o trabalho como princípio pedagógico, e a garantia de instrumentos para que o aluno possa adentrar um campo profissional. Entretanto, apesar da importância do ensino técnico integrado, seus desafios são grandes, por assumir uma cultura de luta e busca para integrar as dimensões da educação e do trabalho. |
Abstract: | This research aimed to highlight the aspects and potentialities of insertion in the world of work of students during the Integrated Technical High School of the IF Goiano Campus Ceres. This research was developed in a quantitative and qualitative way in three phases: 1st) Theoretical Study; 2nd) A bibliographical research, to capture the recent production and scenario on the theme; 3rd) Elaboration of a structured questionnaire and application with students of the Integrated Technical High School of the IF Goiano, Campus Ceres. It was concluded that the integrated technical secondary education should structure the general and professional training, including work as a pedagogical principle, and the guarantee of instruments so that the student can enter a professional field. However, despite the importance of integrated technical education, its challenges are great, as it assumes a culture of struggle and search to integrate the dimensions of education and work. |
Palavras-chave: | Estudante-trabalhador Ensino Médio Integrado Educação-trabalho |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3185 |
Data do documento: | 30-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TC- Final.pdf | 710,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.