Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3184
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL BEZERRA DE MENEZES SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
Other Titles: Knowledge of students at State College Bezerra de Menezes about water resources.
metadata.dc.creator: Costa, Éric José Cabuim
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria do Socorro Viana do
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Lícia Maria Lícia dos
metadata.dc.description.resumo: A educação ambiental representa uma área de ensino com potencial de transformar o uso irracional da água que predomina nas relações do ser humano com o líquido vital. O objeto de estudo da educação ambiental não se encontra apenas nas disciplinas ciências naturais, mas nas relações entre os seres humanos, entre eles e a sociedade, e a sociedade com a natureza. O Brasil enfrenta um problema complexo em torno da água, no qual a educação ambiental pode desempenhar um importante papel na formação de uma cultura diferente, estabelecendo uma nova relação entre os seres humanos e a água, conscientizando os alunos sobre essa problemática, condição essa, essencial para alcançar na preservação e uso sustentável desse recurso. O estudo teve como objetivo promover o ensino efetivo a respeito do consumo dos recursos hídricos bem como de nascentes e afluentes. Realizou-se uma análise diagnóstica das aulas de Ciências com conteúdo voltado para ensino hídrico, e em seguida foram apresentadas estratégias de ensino significativas por meio de metodologias ativas que promoveram uma abordagem socioambiental e interdisciplinar do tema. O estudo evidenciou que os processos educativoambientais promovem a aplicação do conhecimento para a compreensão e transformação das realidades dos alunos e contribuem para o fortalecimento das competências científicas e cidadãs.
Abstract: Environmental education represents a teaching area with the potential to transform the irrational use of water that predominates in the relationship between human beings and the vital liquid. The object of study of environmental education is not only found in natural science subjects, but in the relationships between human beings, between them and society, and society with nature. Brazil faces a complex problem around water, in which environmental education can play an important role in the formation of a different culture, establishing a new relationship between human beings and water, making them aware of this problem, a condition that, essential to achieve in the preservation and sustainable use of this resource. The study aimed to promote effective teaching about the consumption of water resources as well as springs and tributaries. A diagnostic analysis of the Science classes with content focused on water teaching was carried out, and then significant teaching strategies were presented through active methodologies that promote a socio-environmental and interdisciplinary approach to the topic. The study showed that educational-environmental processes promote the application of knowledge for the understanding and transformation of students' realities and contribute to the strengthening of scientific and citizen skills.
Keywords: Meio ambiente
Água
Consumo Consciente
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3184
Issue Date: 16-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ ÉRIC JOSÉ CAMBUIM COSTA .pdfTrabalho de Conclusão de Curso670,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.