Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3182
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: REVISÃO DE LITERATURA SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
metadata.dc.creator: Apolinário, Moniky Hellen de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Salomão, Vanessa Maria Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Junqueira, Daniela Inácio
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo realizou uma revisão de literatura sobre práticas educativas para a educação especial com foco em alunos com deficiência auditiva. Para isso, este trabalho visou explicitar os desafios e possíveis soluções sobre práticas educativas para alunos com deficiência auditiva, bem como ressaltar a importância do ensino especial de qualidade, como veículo de conscientização popular para a formação de professores e alunos conscientes. A partir disso, esse estudo contribuiu para entendermos a realidade dos alunos com necessidades educacionais especiais de uma forma mais clara e humana, tornando possível assim, compreender o contexto escolar numa perspectiva do aluno, ressaltando suas dificuldades e necessidades específicas. Para tanto, este trabalho buscou estudar diversos referenciais bibliográficos, a partir de um estudo exploratório, que mobilizou reflexões sobre práticas eficazes para o ensino inclusivo. Assim, esse estudo foi conduzido a partir de uma análise teórica de literatura, a partir de artigos relacionados ao tema que permeiam a área de estudo dos métodos e aplicações lúdicas. Percebemos, a partir do levantamento bibliográfico, o quão importante é o investimento de políticas públicas voltadas ao ensino inclusivo, assim como, a necessidade de professores em driblar as dificuldades e encontrar métodos especiais e adaptados, para ensinar os alunos com necessidades educacionais especiais
Abstract: The present study carried out a literature review on educational practices for special education focusing on students with hearing impairment. For this, this work aimed to explain the challenges and possible solutions on educational practices for students with hearing impairment, as well as highlighting the importance of quality special education, as a vehicle of popular awareness for the formation of conscious teachers and students. From this, this study contributed to understanding the reality of students with special educational needs in a clearer and more humane way, thus making it possible to understand the school context from a student's perspective, highlighting their specific difficulties and needs. Therefore, this work sought to study several bibliographic references, from an exploratory study, which mobilized reflections on effective practices for inclusive education. Thus, this study was conducted from a theoretical literature review, from articles related to the topic that permeate the area of study of methods and playful applications. We realized, from the bibliographic survey, how important is the investment of public policies aimed at inclusive education, as well as the need for teachers to circumvent the difficulties and find special and adapted methods to teach students with special educational needs.
Keywords: Inclusão
Ensino-aprendizagem
Educação
Conscientização
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3182
Issue Date: 29-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Moniky Apolinario.pdf674,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.