Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Salomão, Vanessa Maria Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416262921307394pt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Daniela Inácio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1026085006077039pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.creatorApolinário, Moniky Hellen de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401152143700511pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-08T11:01:35Z-
dc.date.available2022-12-08-
dc.date.available2022-12-08T11:01:35Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3182-
dc.description.abstractThe present study carried out a literature review on educational practices for special education focusing on students with hearing impairment. For this, this work aimed to explain the challenges and possible solutions on educational practices for students with hearing impairment, as well as highlighting the importance of quality special education, as a vehicle of popular awareness for the formation of conscious teachers and students. From this, this study contributed to understanding the reality of students with special educational needs in a clearer and more humane way, thus making it possible to understand the school context from a student's perspective, highlighting their specific difficulties and needs. Therefore, this work sought to study several bibliographic references, from an exploratory study, which mobilized reflections on effective practices for inclusive education. Thus, this study was conducted from a theoretical literature review, from articles related to the topic that permeate the area of study of methods and playful applications. We realized, from the bibliographic survey, how important is the investment of public policies aimed at inclusive education, as well as the need for teachers to circumvent the difficulties and find special and adapted methods to teach students with special educational needs.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo realizou uma revisão de literatura sobre práticas educativas para a educação especial com foco em alunos com deficiência auditiva. Para isso, este trabalho visou explicitar os desafios e possíveis soluções sobre práticas educativas para alunos com deficiência auditiva, bem como ressaltar a importância do ensino especial de qualidade, como veículo de conscientização popular para a formação de professores e alunos conscientes. A partir disso, esse estudo contribuiu para entendermos a realidade dos alunos com necessidades educacionais especiais de uma forma mais clara e humana, tornando possível assim, compreender o contexto escolar numa perspectiva do aluno, ressaltando suas dificuldades e necessidades específicas. Para tanto, este trabalho buscou estudar diversos referenciais bibliográficos, a partir de um estudo exploratório, que mobilizou reflexões sobre práticas eficazes para o ensino inclusivo. Assim, esse estudo foi conduzido a partir de uma análise teórica de literatura, a partir de artigos relacionados ao tema que permeiam a área de estudo dos métodos e aplicações lúdicas. Percebemos, a partir do levantamento bibliográfico, o quão importante é o investimento de políticas públicas voltadas ao ensino inclusivo, assim como, a necessidade de professores em driblar as dificuldades e encontrar métodos especiais e adaptados, para ensinar os alunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Moniky Hellen de Lima Apolinário (moniky.hellen@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-08T03:15:09Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Moniky Apolinario.pdf: 690936 bytes, checksum: 767b63078bf118c08cd6ac836a2a8492 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-08T10:26:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia - Moniky Apolinario.pdf: 690936 bytes, checksum: 767b63078bf118c08cd6ac836a2a8492 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-08T11:01:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia - Moniky Apolinario.pdf: 690936 bytes, checksum: 767b63078bf118c08cd6ac836a2a8492 (MD5) Previous issue date: 2022-11-29en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesANJOS, H. P. dos.; ANDRADE, E. P. de.; PEREIRA, M. R. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação de Marabá. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009 ALMEIDA, J. D. de. Inclusão do aluno com deficiência auditiva: um desafio à família e aos profissionais da educação. Universidade de Brasília. BRASÍLIA. 2011. AMBRÓS, D. M., OLIVEIRA G. P. O aluno com transtorno do espectro autista na sala de aula: caracterização, legislação e inclusão. I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva. Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul. 2017. Pg. 209-220. Disponível em: https://editora.pucrs.br/anais/i-seminario-luso-brasileiro-de-educacao-inclusiva/assets/artigos /eixo-3/completo-3.pdf acesso em 07 Jul 2022 ás 10:11. BRASIL. Constituição Federal de 1988. SENADO FEDERAL Disponível em: <http://www.saude.am.gov.br/planeja/doc/constituicaofederalde88.pdf> acesso em 05 Jul 2022 ás 17:11 CUNHA, Antônio Eugênio. Afeto e Aprendizagem, relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak 2008. DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: sobre Princípios, Política e Práticas em Educação Especial. Espanha, 1994. GADOTTI, M. Autonomia da escola: princípios e preposições. São Paulo: Cortez, 1997. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Socal. 6º ed. São Paulo: Atlas, 2008. HORNES, A. O DEFICIENTE AUDITIVO E A INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR. EDUCERE. Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente. 2015. ISSN 2176-1396. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16627_9019.pdf Acesso em: 06 Jul 2022 ás 09:04. LEONTIEV, A. N. In VIGOTSKII, Lev. Semenovich. LURIA, Alexander. Romanovich. e LEONTIEV, Alexis. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12 ed. São Paulo: Ícone, 2012. MARSHALL, T. H. The Right to Welfare. November, 1, 1965. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.1965.tb01140.x> acesso em 13 Set 2022 ás 11:07. MARSHALL, T. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. MARCHESI, Álvaro; MARTIN, Elena. Da terminologia do distúrbio às necessidades educacionais especiais. Em: COLL, César S.; PALÁCIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e educação. Trad. Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 7-23. MARTINS, S. E. S. de. O.; GIROTO, C. R. M. Surdez, linguagem e educação inclusiva. Educação Especial - Módulo 12. Deficiência auditiva/surdez. 2011. Disponível em: http://efpava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/153528,9BA/Assets/Educa%C3%A7%C3 %A3o%20 Especial/pdf/modulo%2004/ede_m0402.pdf Acesso em: 13 Set 2022 ás 15:25. MENDES, E.G. Perspectivas para a construção da escola inclusiva no Brasil. In: PALHARES, M. & MARINS, S. (orgs.) Escola Inclusiva. São Carlos: EdUFSCar, p. 61-85, 2002 a. PAIXÃO, J. A. et al. Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico. Rev. Horizontes, v. 34, n. 2, p. 57- 68, ago./dez. 2016. PINO, A. A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à sua educação. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Psicol. USP vol.21 no.4. São Paulo. 2010. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010365642010000400006&lng=pt &tlng=pt > acesso em 13 Set 2022 ás 14:07. PINTO, C. G. T. T.; NUNES, M. C. R. G. A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. V. 7, n.3. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/7944 Acesso em: 25 Set 2021. PINTO, C. L. TAVARES, H. M. O Lúdico na Aprendizagem: Aprender a Aprender. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 226-235, 2010. PROCÓPIO, A. L. L. A inclusão de alunos com deficiência auditiva nas aulas de educação física escolar do ensino fundamental. Monografia II do Curso de Licenciatura em Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2021.Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2870/1/Monografia%20final%2 0da%20Ângela2%20%281%29%5b2083%5d.pdf Acesso em: 10:49 de 01 NOV 2022. SALTINI, Cláudio J.P. Afetividade e Inteligência. Rio de Janeiro: Wak, 2008. SILVA, J.G.; TEIXEIRA, M.L.O.; FERREIRA, M.A. ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA E AS RELAÇÕES COM A SAÚDE DO ADOLESCENTE. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2014. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n4/pt_0104-0707-tce-23-04-01095.pdf Acesso em 01 de Novembro de 2022. SOARES, M. H. F.B. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química. 2° ed. Kelps, Goiânia; 2015. STINGHEN, F. M.; LEVORATO, R. A. COMO ATUAR COM ALUNOS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. IES : UTFPR. Curitiba - Paraná. 2019. VYGOTSKY, L. S. (1994). The problem of the environment (T. Prout, trad.). In Van Der Veer, R. & Valsiner, J. (Ed.), The Vygotsky reader (pp. 338-354). Oxford, UK: Blackwell. VIGOTSKI, L. S. (1997). The history of the development of higher mental functios. In The Collected Works of L. S. Vygotsky (Vol 5, pp.97-121). New York: Kluwer Academic. VYGOTSKY, L. S. (1998). Child psychology. In The collected works of L. S. Vygotsky (Vol. 5). New York: Kluwer Academic. VYGOTSKY, L. S. (2000). Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, 21(71), 21-44. VYGOTSKY, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem (P. Bezerra, trad.). São Paulo: Martins Fontes. VYGOTSKY, L. S. (2010). A questão do meio na pedologia (M. P. Vinha, trad.). Psicologia USP, 21(4).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleREVISÃO DE LITERATURA SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Moniky Apolinario.pdf674,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.