Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3179
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CYBERBULLYNG NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO |
Título(s) alternativo(s): | CYBERBULLYNG AT SCHOOL IN TIMES OF PANDEMIC: a bibliographic study |
Autor(es): | Oliveira, Divina Aparecida |
Primeiro Orientador: | Bottentuit Junior, João Batista |
Resumo: | O Cyberbullying, enquanto agressões acerca das relações de domínio no meio escolar, traz um acontecimento social responsável de consequências na vivência de grande quantidade de crianças. A pandemia do COVID-19, consequentemente, exacerbou a conectividade de pueris na internet, facilitando, assim, uma grande exibição às condições de virarem ou agressor(a) ou vítima de Cyberbullying. Com essa problemática, na escola existe uma orientação sóciopolítico afetivo apto a administrar a potência de acontecimentos a tal entre os internautas. O atual trabalho foi escrito com base de pesquisa bibliográfica pautada pelos termos Cyberbullying, crianças, escola e COVID-19, também por livros para debater sobre os métodos de direito e de desonra relativo ao cyberbullying. Os resultados da pesquisa assumem a Escola como ambiente atenuante na prevenção de violações dos direitos e dignidade dos(a) pueris, a qual, pode e deve elaborar espaços de diálogos e de reverencia entre as diferenças com as próprias crianças. o presente trabalho teve por objetivo geral, analisar na literatura o fenômeno do Cyberbullying na escola em tempos de pandemia. Desta forma, entende-se que este trabalho contenha importância para pensar criticamente sobre esse tema a nível científico. |
Abstract: | Cyberbullying, as aggressions about domain relationships in the school environment, brings a responsible social event of consequences in the experience of a large number of children. The COVID-19 pandemic consequently exacerbated the connectivity of pueris on the Internet, thus facilitating a great display of the conditions of becoming either aggressor or victim of Cyberbullying. With this problem, in school there is a socio-political-affective orientation capable of managing the power of events to this among internet users. The current work was written on the basis of bibliographic research based on the terms Cyberbullying, children, school and COVID-19, also by books to discuss the methods of law and dishonor related to cyberbullying. The results of the research assume the School as a mitigating environment in the prevention of violations of the rights and dignity of pueris, which can and should elaborate spaces for dialogue and reverence between the differences with the children themselves. Thus, it is understood that this work contains importance to think critically about this topic at the scientific level. |
Palavras-chave: | Cyberbullying Crianças Escola Covid-19 |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3179 |
Data do documento: | 16-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Divina Aparecida Oliveira.pdf | 585,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa e TCAE_Divina Aparecida Oliveira.pdf | 344,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.