Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3177
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Autor(es): | Oliveira, Eveli Moreira |
Primeiro Orientador: | Andrade, Rosivânia da Silva |
Resumo: | Este estudo buscou abordar a importância dos espaços escolares no processo de ensino aprendizagem e teve como objetivo de pesquisa analisar a influência do espaço escolar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para isso, partiu-se da hipótese de que o ambiente pode influenciar, de forma positiva, o aprendizado de um indivíduo, logo, acredita-se que o espaço deve ser organizado de forma que proponha diversos campos que estimulem e favoreçam o aprendizado da criança. Dessa forma, este estudo foi norteado pelo seguinte questionamento: Qual a influência do ambiente físico na aprendizagem? A pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, contou com a aplicação de um questionário com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir disso, o estudo permitiu ver a importância do espaço escolar dentro do processo de ensino aprendizagem e a necessidade dos docentes de repensar o espaço escolar como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | This study sought to address the importance of school spaces in the teaching learning process and aimed to analyze the influence of the school space in the teaching and learning process of students. For this, we started from the hypothesis that the environment can influence, in a positive way, the learning of an individual, therefore, it is believed that the space must be organized in a way that proposes several fields that stimulate and favor the child’s learning. Thus, this study was guided by the following question: What is the influence of the physical environment on learning? The research of qualitative nature, of the exploratory type, counted on the application of a questionnaire with teachers of the initial series of the Elementary School. From this, the study allowed to see the importance of the school space within the teaching learning process and the need for teachers to rethink the school space as a facilitator of the teaching and learning process. Keywords: Elementary School; Formal space; Teaching-learning. |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental Espaço formal Ensino-aprendizagem |
Área do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3177 |
Data do documento: | 19-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Eveli Moreira de Oliveira.pdf | 690,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.