Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3177
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
metadata.dc.creator: Oliveira, Eveli Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Rosivânia da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este estudo buscou abordar a importância dos espaços escolares no processo de ensino aprendizagem e teve como objetivo de pesquisa analisar a influência do espaço escolar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para isso, partiu-se da hipótese de que o ambiente pode influenciar, de forma positiva, o aprendizado de um indivíduo, logo, acredita-se que o espaço deve ser organizado de forma que proponha diversos campos que estimulem e favoreçam o aprendizado da criança. Dessa forma, este estudo foi norteado pelo seguinte questionamento: Qual a influência do ambiente físico na aprendizagem? A pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, contou com a aplicação de um questionário com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir disso, o estudo permitiu ver a importância do espaço escolar dentro do processo de ensino aprendizagem e a necessidade dos docentes de repensar o espaço escolar como facilitador do processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This study sought to address the importance of school spaces in the teaching learning process and aimed to analyze the influence of the school space in the teaching and learning process of students. For this, we started from the hypothesis that the environment can influence, in a positive way, the learning of an individual, therefore, it is believed that the space must be organized in a way that proposes several fields that stimulate and favor the child’s learning. Thus, this study was guided by the following question: What is the influence of the physical environment on learning? The research of qualitative nature, of the exploratory type, counted on the application of a questionnaire with teachers of the initial series of the Elementary School. From this, the study allowed to see the importance of the school space within the teaching learning process and the need for teachers to rethink the school space as a facilitator of the teaching and learning process. Keywords: Elementary School; Formal space; Teaching-learning.
Keywords: Ensino Fundamental
Espaço formal
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3177
Issue Date: 19-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Eveli Moreira de Oliveira.pdf690,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.