Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3173
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REFLEXÕES SOBRE A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR
Título(s) alternativo(s): REFLECTIONS ON AFFECTIVENESS IN THE TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP IN HIGHER EDUCATION
REFLEXIONES SOBRE LA AFECCIÓN EN LA RELACIÓN DOCENTE-ALUMNO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR
Autor(es): Costa, Igor
Primeiro Orientador: Cavalcante, Lorena
Primeiro Membro da Banca: Cavalcante, Lorena
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Renata
Terceiro Membro da Banca: Santos, Maria
Resumo: A afetividade está presente no desenvolvimento humano desde o momento do nascimento, fortalecendo-se à medida que aumentam e se aprofundam as relações interpessoais. Atualmente, considera-se incontestável sua influência no desenvolvimento cognitivo e há inúmeros estudos a respeito de sua relevância no contexto escolar, especialmente na relação professor-aluno. Com o presente estudo, objetivou-se refletir, a partir de uma revisão da literatura nacional, sobre o impacto da afetividade na relação professor-aluno no âmbito do Ensino Superior. Os resultados indicam práticas exitosas para a construção da afetividade na relação professor-aluno no âmbito do Ensino Superior e são discutidos fatores que impactam essas iniciativas, a exemplo da formação docente, bem como sugeridas pautas para pesquisas futuras.
Abstract: Affectivity is present in human development from the moment of birth, strengthening as interpersonal relationships increase and deepen. Currently, its influence on cognitive development is considered undeniable and there are numerous studies regarding its relevance in the school context, especially in the teacher-student relationship. The present study aimed to reflect, based on a review of the national literature, on the impact of affectivity on the teacher-student relationship in the scope of Higher Education. The results indicate successful practices for the construction of affectivity in the teacher-student relationship in the scope of Higher Education and factors that impact these initiatives are discussed, such as teacher training, as well as suggested guidelines for future research.
Palavras-chave: Afetividade
Relação Professor-aluno
Ensino Superior
Affectivity
Teacher-student Relationship
University Education
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3173
Data do documento: 22-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Igor Silva_Alvarenga Costa.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.