Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3172
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO DA EJA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO
Other Titles: LEARNING AND DEVELOPMENT IN THE CONTEXT OF EJA: reflections from an internship experience
metadata.dc.creator: Penha, Marcelo Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Salomão, Vanessa Maria Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Lícia dos
metadata.dc.description.resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma modalidade que engloba os ensinos Fundamental e Médio e atende às demandas de sujeitos pertencentes a diferentes faixas etárias que não tiveram acesso à escola ou não concluíram determinada etapa escolar na idade correspondente. Confere, assim, oportunidade para que os indivíduos comecem ou continuem seus estudos, garantindo direitos àqueles que não tiveram essa chance anteriormente ou que, por algum motivo, a abandonaram. Com a presente pesquisa, objetivou-se chamar atenção, a partir das reflexões sobre uma experiência de estágio, para os processos de aprendizagem e desenvolvimento ocorridos no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Foram apresentadas e discutidas possibilidades para a docência nessa modalidade, destacando-se métodos e metodologias que subsidiaram mediações qualificadas de processos de aprendizagem e desenvolvimento humano tanto a nível grupal quanto individual. A partir dos resultados do estudo, verificou-se que a EJA é um cenário privilegiado para a mediação de desenvolvimento humano e aprendizagem, tendo em vista a complexidade e variedade de vivências que a constituem; ela é instrumento de transformação de vidas e precisa ser objeto de investimentos sempre que se objetive a mudança social.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) is a modality that encompasses Elementary and High School education and meets the demands of subjects belonging to different age groups who did not have access to school or did not complete a certain school stage at the corresponding age. Thus, it provides an opportunity for individuals to start or continue their studies, guaranteeing rights to those who did not have this chance before or who, for some reason, abandoned it. The present research aimed to draw attention, based on reflections on an internship experience, to the learning and development processes that took place in the context of Youth and Adult Education. Possibilities for teaching in this modality were presented and discussed, highlighting methods and methodologies that subsidized qualified mediations of learning processes and human development both at group and individual levels. From the results of the study, it was found that the EJA is a privileged scenario for the mediation of human development and learning, in view of the complexity and variety of experiences that constitute it; it is an instrument for transforming lives and needs to be the object of investments whenever social change is aimed at.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Estágio
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento humano
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3172
Issue Date: 23-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ Marcelo_Penha.pdf587,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.