Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.contributor.referee1Salomão, Vanessa Maria Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416262921307394pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Maria Lícia dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.creatorPenha, Marcelo Pereira da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8695802011128425pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-05T12:56:42Z-
dc.date.available2022-12-05-
dc.date.available2022-12-05T12:56:42Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3172-
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is a modality that encompasses Elementary and High School education and meets the demands of subjects belonging to different age groups who did not have access to school or did not complete a certain school stage at the corresponding age. Thus, it provides an opportunity for individuals to start or continue their studies, guaranteeing rights to those who did not have this chance before or who, for some reason, abandoned it. The present research aimed to draw attention, based on reflections on an internship experience, to the learning and development processes that took place in the context of Youth and Adult Education. Possibilities for teaching in this modality were presented and discussed, highlighting methods and methodologies that subsidized qualified mediations of learning processes and human development both at group and individual levels. From the results of the study, it was found that the EJA is a privileged scenario for the mediation of human development and learning, in view of the complexity and variety of experiences that constitute it; it is an instrument for transforming lives and needs to be the object of investments whenever social change is aimed at.pt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma modalidade que engloba os ensinos Fundamental e Médio e atende às demandas de sujeitos pertencentes a diferentes faixas etárias que não tiveram acesso à escola ou não concluíram determinada etapa escolar na idade correspondente. Confere, assim, oportunidade para que os indivíduos comecem ou continuem seus estudos, garantindo direitos àqueles que não tiveram essa chance anteriormente ou que, por algum motivo, a abandonaram. Com a presente pesquisa, objetivou-se chamar atenção, a partir das reflexões sobre uma experiência de estágio, para os processos de aprendizagem e desenvolvimento ocorridos no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Foram apresentadas e discutidas possibilidades para a docência nessa modalidade, destacando-se métodos e metodologias que subsidiaram mediações qualificadas de processos de aprendizagem e desenvolvimento humano tanto a nível grupal quanto individual. A partir dos resultados do estudo, verificou-se que a EJA é um cenário privilegiado para a mediação de desenvolvimento humano e aprendizagem, tendo em vista a complexidade e variedade de vivências que a constituem; ela é instrumento de transformação de vidas e precisa ser objeto de investimentos sempre que se objetive a mudança social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Pereira da Penha (marcelo.penha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-05T11:51:47Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Marcelo_Penha.pdf: 601389 bytes, checksum: d64d233e73f84248d41930f1e49cce12 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-05T12:51:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Marcelo_Penha.pdf: 601389 bytes, checksum: d64d233e73f84248d41930f1e49cce12 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-05T12:56:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_ Marcelo_Penha.pdf: 601389 bytes, checksum: d64d233e73f84248d41930f1e49cce12 (MD5) Previous issue date: 2022-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAPRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO DA EJA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIOpt_BR
dc.title.alternativeLEARNING AND DEVELOPMENT IN THE CONTEXT OF EJA: reflections from an internship experiencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Marcelo_Penha.pdf587,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.