Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3167
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IF GOIANO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
metadata.dc.creator: Viana, Kennya
metadata.dc.description.resumo: O curso de licenciatura em Ciências Biológicas é oferecido pelo IF Goiano desde 2008, atualmente ofertado pelos campi Rio Verde, Urutaí, Ceres e Posse, e vem formando muitos profissionais da educação, responsáveis pela produção de diversos trabalhos acadêmicos sobre o ensino de Ciências. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo realizar um mapeamento desses trabalhos acadêmicos provenientes dos campi mencionados, buscando identificar as contribuições que os futuros professores de Ciências e Biologia estão trazendo para a educação no que se refere ao ensino da área. Após consulta no repositório institucional, foram encontrados 84 trabalhos, publicados no período de 2012 a 2022, entre os quais destacamos a busca por novas metodologias de ensino como o principal tema recorrente, na tentativa de encontrar soluções para os problemas de aprendizagem enfrentados nas salas de aula. A partir dos dados analisados, foi possível identificar nos trabalhos importantes contribuições para a Educação Básica no Brasil, em se tratando de questões como Educação Inclusiva, o uso da regionalidade e ludicidade no ensino e também na própria formação de professores, principalmente por trazerem reflexões sobre a forma como acontece e porque se ensina Ciências e Biologia.
Abstract: The degree course in Biological Sciences has been offered by the IF Goiano since 2008, currently offered by the Rio Verde, Urutaí, Ceres and Posse campuses, and has been training many education professionals, responsible for the production of several academic works on the teaching of Sciences. In this context, the present research aimed to carry out a mapping of these academic works from the aforementioned campuses, seeking to identify the contributions that future Science and Biology teachers are bringing to education in terms of teaching in the area. After consulting the institutional repository, 84 works were found, published in the period from 2012 to 2022, among which we highlight the search for new teaching methodologies as the main recurring theme, in an attempt to find solutions to the learning problems faced in classrooms. From the analyzed data, it was possible to identify in the works important contributions to Basic Education in Brazil, when dealing with issues such as Inclusive Education, the use of regionality and playfulness in teaching and also in the training of teachers, mainly because they bring reflections on the way it happens and why Science and Biology is taught.
Keywords: Mapeamento
Educação Básica
Ensino de Ciências e Biologia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3167
Issue Date: 16-Nov-2022
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_Kennya_Viana.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.