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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA NO ENSINO MEDIO
Autor(es): Neres, Norely Sousa
Primeiro Orientador: Almeida, Gustavo Andrade de
Resumo: Ao analisar a educação profissional e tecnológica no Brasil, especialmente quando falamos do ensino médio, desde que se tornou republica, os governos que aqui traspassaram nas três esferas, trataram de certa forma e nas últimas décadas, para aliviar o acesso da população à formação profissional e tecnológica, com vista ao mercado de trabalho, respondendo assim ao interesse das grandes empresas que necessitam incessantemente de mão de obra qualificada. O objetivo maior deste artigo é analisar o sistema de ensino e ingresso da Educação Profissional e Tecnológica na etapa de ensino médio. Como abordagem, foi utilizada a pesquisa qualitativa, pois esta expõe a análise de conceitos e ideias. A natureza do trabalho foi utilizada a básica, pois compreende que ela se refere ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico. Os procedimentos utilizados foram análise e observação de documentos legais como normas técnicas e regulamentos, ou a verificação de recursos como livros, relatórios, revistas, sites e também uma pesquisa e revisão bibliográfica de autores que tratam sobre políticas públicas e as contribuições dela para a educação. Reflexões gerais relacionadas à lei sugerem a intenção de desenvolver novas escolhas de estrutura curricular, que estejam envolvidas, por um lado, com a ressignificação do estudo na circunstância da globalização e, por outro, com o sujeito ativo, a personalidade apropriadora. Desenvolvimento desses saberes no mundo do serviço e no exercício social.
Abstract: When analyzing professional and technological education in Brazil, especially when we talk about secondary education, since it became a republic, the governments that have permeated the three spheres here have, in a certain way, and in recent decades, tried to ease the population’s access to professional training and technological, with a view to the job market, thus responding to the interest of large companies that are in constant need of qualified labor. The main objective of this article is to analyze the teaching system and the entrance of Professional and Technological Education in the high school stage. As an approach, qualitative research was used, as it exposes the analysis of concepts and ideas. The nature of the work was used as basic, as it understands that it refers to the study intended to increase our base of scientific knowledge. The procedures used were the analysis and observation of legal documents such as technical standards and regulations, or the verification of resources such as books, reports, magazines, websites and also a research and bibliographic review of authors who deal with public policies and their contributions to education. . General reflections related to the law suggest the intention of developing new choices of curriculum structure, which are involved, on the one hand, with the re-signification of the study in the circumstance of globalization and, on the other hand, with the active subject, the appropriating personality. Development of this knowledge in the world of service and social practice.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio
Legislação
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3163
Data do documento: 26-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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