Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Gustavo Andrade de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749383546921379pt_BR
dc.creatorNeres, Norely Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2348703383018266pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T11:24:39Z-
dc.date.available2022-12-02-
dc.date.available2022-12-02T11:24:39Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3163-
dc.description.abstractWhen analyzing professional and technological education in Brazil, especially when we talk about secondary education, since it became a republic, the governments that have permeated the three spheres here have, in a certain way, and in recent decades, tried to ease the population’s access to professional training and technological, with a view to the job market, thus responding to the interest of large companies that are in constant need of qualified labor. The main objective of this article is to analyze the teaching system and the entrance of Professional and Technological Education in the high school stage. As an approach, qualitative research was used, as it exposes the analysis of concepts and ideas. The nature of the work was used as basic, as it understands that it refers to the study intended to increase our base of scientific knowledge. The procedures used were the analysis and observation of legal documents such as technical standards and regulations, or the verification of resources such as books, reports, magazines, websites and also a research and bibliographic review of authors who deal with public policies and their contributions to education. . General reflections related to the law suggest the intention of developing new choices of curriculum structure, which are involved, on the one hand, with the re-signification of the study in the circumstance of globalization and, on the other hand, with the active subject, the appropriating personality. Development of this knowledge in the world of service and social practice.pt_BR
dc.description.resumoAo analisar a educação profissional e tecnológica no Brasil, especialmente quando falamos do ensino médio, desde que se tornou republica, os governos que aqui traspassaram nas três esferas, trataram de certa forma e nas últimas décadas, para aliviar o acesso da população à formação profissional e tecnológica, com vista ao mercado de trabalho, respondendo assim ao interesse das grandes empresas que necessitam incessantemente de mão de obra qualificada. O objetivo maior deste artigo é analisar o sistema de ensino e ingresso da Educação Profissional e Tecnológica na etapa de ensino médio. Como abordagem, foi utilizada a pesquisa qualitativa, pois esta expõe a análise de conceitos e ideias. A natureza do trabalho foi utilizada a básica, pois compreende que ela se refere ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico. Os procedimentos utilizados foram análise e observação de documentos legais como normas técnicas e regulamentos, ou a verificação de recursos como livros, relatórios, revistas, sites e também uma pesquisa e revisão bibliográfica de autores que tratam sobre políticas públicas e as contribuições dela para a educação. Reflexões gerais relacionadas à lei sugerem a intenção de desenvolver novas escolhas de estrutura curricular, que estejam envolvidas, por um lado, com a ressignificação do estudo na circunstância da globalização e, por outro, com o sujeito ativo, a personalidade apropriadora. Desenvolvimento desses saberes no mundo do serviço e no exercício social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Norely Sousa Neres (norely.neres@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-02T10:46:47Z No. of bitstreams: 1 Documento Norely.pdf: 621128 bytes, checksum: d644151bd036502e1c402d5d5fc8a4da (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-02T11:19:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Documento Norely.pdf: 621128 bytes, checksum: d644151bd036502e1c402d5d5fc8a4da (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-02T11:22:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Documento Norely.pdf: 621128 bytes, checksum: d644151bd036502e1c402d5d5fc8a4da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-02T11:24:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Documento Norely.pdf: 621128 bytes, checksum: d644151bd036502e1c402d5d5fc8a4da (MD5) Previous issue date: 2022-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleA IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA NO ENSINO MEDIOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Norely Sousa Neres.pdfTCC606,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.