Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3157
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | COLABORAÇÃO DA MUSICALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Santos, Vilma de Sousa |
Primeiro Orientador: | Bottentuit Junior, João Batista |
Resumo: | Este trabalho trata-se de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança, destacando-se o conceito de desenvolvimento o qual é entendido de forma ampla, não apenas os aspectos cognitivos, mas também os aspectos lingüísticos, motores, afetivos e sociais. São apresentadas reflexões a respeito das vantagens da musicalização na educação infantil. Busca-se encaminhar sugestões aos docentes envolvidos com a educação infantil, objetivando investigar a colaboração da musicalização no processo de aprendizagem para os alunos da educação infantil em que a música seja um recurso metodológico na prática cotidiana em sala de aula, trazendo subsídios para viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável para a criança, explicando o desenvolvimento da linguagem musical no contexto da educação, a fim de contribuir para a motivação pessoal e facilitar a integração do educando no contexto escolar. |
Abstract: | This work deals with issues that relate music to child development, highlighting the concept of development, which is understood broadly, not only the cognitive aspects, but also the linguistic, motor, affective and social aspects. Reflections on the advantages of musicalization in early childhood education are presented. We seek to forward suggestions to teachers involved with early childhood education, aiming to investigate the collaboration of musicalization in the learning process for early childhood students in which music is a methodological resource in everyday classroom practice, bringing subsidies to enable a pleasant, formative and healthy contact for the child, explaining the development of musical language in the context of education, in order to contribute to personal motivation and facilitate the integration of the student in the school context. |
Palavras-chave: | Musicalização Educação infantil Música |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3157 |
Data do documento: | 10-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Vilma de Sousa Santos.pdf | 454,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa)Vilma de Sousa Santos.pdf | 105,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Vilma de Sousa Santos.pdf | 75,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.