Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bottentuit Junior, João Batista | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4828197220419425 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Vilma de Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7473599097521488 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T14:16:44Z | - |
dc.date.available | 2022-12-01 | - |
dc.date.available | 2022-12-01T14:16:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3157 | - |
dc.description.abstract | This work deals with issues that relate music to child development, highlighting the concept of development, which is understood broadly, not only the cognitive aspects, but also the linguistic, motor, affective and social aspects. Reflections on the advantages of musicalization in early childhood education are presented. We seek to forward suggestions to teachers involved with early childhood education, aiming to investigate the collaboration of musicalization in the learning process for early childhood students in which music is a methodological resource in everyday classroom practice, bringing subsidies to enable a pleasant, formative and healthy contact for the child, explaining the development of musical language in the context of education, in order to contribute to personal motivation and facilitate the integration of the student in the school context. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata-se de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança, destacando-se o conceito de desenvolvimento o qual é entendido de forma ampla, não apenas os aspectos cognitivos, mas também os aspectos lingüísticos, motores, afetivos e sociais. São apresentadas reflexões a respeito das vantagens da musicalização na educação infantil. Busca-se encaminhar sugestões aos docentes envolvidos com a educação infantil, objetivando investigar a colaboração da musicalização no processo de aprendizagem para os alunos da educação infantil em que a música seja um recurso metodológico na prática cotidiana em sala de aula, trazendo subsídios para viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável para a criança, explicando o desenvolvimento da linguagem musical no contexto da educação, a fim de contribuir para a motivação pessoal e facilitar a integração do educando no contexto escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Vilma de Sousa Santos (vilma.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T00:24:32Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO - Vilma.pdf: 465426 bytes, checksum: d0430f64a5ceb111c20428ae253454c6 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vilma de Sousa (1).pdf: 108432 bytes, checksum: 88c01e86962e304a90f481316013c4f8 (MD5) Termo de Ciência e Autorização - Vilma de Sousa.pdf: 77510 bytes, checksum: e5a4f014c76ac202198f9c311c5d03ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T14:13:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO - Vilma.pdf: 465426 bytes, checksum: d0430f64a5ceb111c20428ae253454c6 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vilma de Sousa (1).pdf: 108432 bytes, checksum: 88c01e86962e304a90f481316013c4f8 (MD5) Termo de Ciência e Autorização - Vilma de Sousa.pdf: 77510 bytes, checksum: e5a4f014c76ac202198f9c311c5d03ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T14:15:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO - Vilma.pdf: 465426 bytes, checksum: d0430f64a5ceb111c20428ae253454c6 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vilma de Sousa (1).pdf: 108432 bytes, checksum: 88c01e86962e304a90f481316013c4f8 (MD5) Termo de Ciência e Autorização - Vilma de Sousa.pdf: 77510 bytes, checksum: e5a4f014c76ac202198f9c311c5d03ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-01T14:16:44Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO - Vilma.pdf: 465426 bytes, checksum: d0430f64a5ceb111c20428ae253454c6 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vilma de Sousa (1).pdf: 108432 bytes, checksum: 88c01e86962e304a90f481316013c4f8 (MD5) Termo de Ciência e Autorização - Vilma de Sousa.pdf: 77510 bytes, checksum: e5a4f014c76ac202198f9c311c5d03ec (MD5) Previous issue date: 2022-10-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Musicalização | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.title | COLABORAÇÃO DA MUSICALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Vilma de Sousa Santos.pdf | 454,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa)Vilma de Sousa Santos.pdf | 105,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Vilma de Sousa Santos.pdf | 75,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.