Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bottentuit Junior, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425pt_BR
dc.creatorSantos, Vilma de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7473599097521488pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T14:16:44Z-
dc.date.available2022-12-01-
dc.date.available2022-12-01T14:16:44Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3157-
dc.description.abstractThis work deals with issues that relate music to child development, highlighting the concept of development, which is understood broadly, not only the cognitive aspects, but also the linguistic, motor, affective and social aspects. Reflections on the advantages of musicalization in early childhood education are presented. We seek to forward suggestions to teachers involved with early childhood education, aiming to investigate the collaboration of musicalization in the learning process for early childhood students in which music is a methodological resource in everyday classroom practice, bringing subsidies to enable a pleasant, formative and healthy contact for the child, explaining the development of musical language in the context of education, in order to contribute to personal motivation and facilitate the integration of the student in the school context.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata-se de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança, destacando-se o conceito de desenvolvimento o qual é entendido de forma ampla, não apenas os aspectos cognitivos, mas também os aspectos lingüísticos, motores, afetivos e sociais. São apresentadas reflexões a respeito das vantagens da musicalização na educação infantil. Busca-se encaminhar sugestões aos docentes envolvidos com a educação infantil, objetivando investigar a colaboração da musicalização no processo de aprendizagem para os alunos da educação infantil em que a música seja um recurso metodológico na prática cotidiana em sala de aula, trazendo subsídios para viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável para a criança, explicando o desenvolvimento da linguagem musical no contexto da educação, a fim de contribuir para a motivação pessoal e facilitar a integração do educando no contexto escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vilma de Sousa Santos (vilma.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T00:24:32Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO - Vilma.pdf: 465426 bytes, checksum: d0430f64a5ceb111c20428ae253454c6 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vilma de Sousa (1).pdf: 108432 bytes, checksum: 88c01e86962e304a90f481316013c4f8 (MD5) Termo de Ciência e Autorização - Vilma de Sousa.pdf: 77510 bytes, checksum: e5a4f014c76ac202198f9c311c5d03ec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T14:13:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO - Vilma.pdf: 465426 bytes, checksum: d0430f64a5ceb111c20428ae253454c6 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vilma de Sousa (1).pdf: 108432 bytes, checksum: 88c01e86962e304a90f481316013c4f8 (MD5) Termo de Ciência e Autorização - Vilma de Sousa.pdf: 77510 bytes, checksum: e5a4f014c76ac202198f9c311c5d03ec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T14:15:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO - Vilma.pdf: 465426 bytes, checksum: d0430f64a5ceb111c20428ae253454c6 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vilma de Sousa (1).pdf: 108432 bytes, checksum: 88c01e86962e304a90f481316013c4f8 (MD5) Termo de Ciência e Autorização - Vilma de Sousa.pdf: 77510 bytes, checksum: e5a4f014c76ac202198f9c311c5d03ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-01T14:16:44Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO - Vilma.pdf: 465426 bytes, checksum: d0430f64a5ceb111c20428ae253454c6 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vilma de Sousa (1).pdf: 108432 bytes, checksum: 88c01e86962e304a90f481316013c4f8 (MD5) Termo de Ciência e Autorização - Vilma de Sousa.pdf: 77510 bytes, checksum: e5a4f014c76ac202198f9c311c5d03ec (MD5) Previous issue date: 2022-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.titleCOLABORAÇÃO DA MUSICALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Vilma de Sousa Santos.pdf454,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa)Vilma de Sousa Santos.pdf105,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Vilma de Sousa Santos.pdf75,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.