Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3144
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONCEPÇÕES DE PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS E O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA
metadata.dc.creator: Carvalho, Paula Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo visa apresentar uma discussão teórica acerca das finalidades educativas escolares, na perspectiva das políticas educacionais advindas das orientações dos organismos internacionais, como Banco Mundial, Unesco, entre outros. Se propõe, ainda, buscar identificar quais as concepções de pais e responsáveis, do município de Hidrolândia, Goiás, acerca do papel da escola na formação e desenvolvimento dos alunos. A coleta de dados de campo ocorreu a partir de entrevista, realizada de forma virtual, entre os meses de junho e setembro de 2020, com pais ou responsáveis de alunos do município de Hidrolândia-GO Durante a pesquisa, viu-se uma grande divergência entre os entrevistados sobre o devido cumprimento do papel da escola atualmente. Assim, é necessário repensar como a mesma deve cumpri-la e como deve se remodelar visando atender à demanda exigida por seu público alvo e buscando compreender como o mesmo se caracteriza, ou seja, os jovens. A partir dos resultados obtidos, observa-se que, embora as famílias percebam a importância de uma relação mais próxima com a escola, o que favoreceria o acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos, a realidade, imposta pela lógica capitalista, que impõe certas condições a estrutura social, essa relação família escola não ocorre de forma significativa.
Abstract: This article aims to present a theoretical discussion about educational purposes from the perspective of educational policies departing from the orientations of the international organizations, such as the World Bank, UNESCO, among others. It is also proposed to seek to identify the conceptions of parents and guardians, from the municipality of Hidrolândia, Goiás, about the role of the school in the formation and development of students. The collection of field data occurred from an interview, conducted virtually, between June and September 2020, with parents or guardians of students from the municipality of Hidrolândia-GO During the research, there was a great divergence between respondents on the proper fulfillment of the school's role today. Thus, it is necessary to rethink how it should comply with it and how it should be reshaped in order to meet the demand demand ed by its target audience and seeking to understand how the same characterized, that is, young people. . From the results obtained, it is observed that, although families realize the importance of a closer relationship with the school, which would encourage the monitoring of the development of their children, the reality, imposed by the capitalist logic, which imposes certain conditions on the social structure, this family-school relationship does not occur in a significati way.
Keywords: Finalidades
Educativas
Políticas
educacionais
Papel
da
escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3144
Issue Date: 19-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo finalizado.pdf204,96 kBAdobe PDFView/Open
Ata de Defesa de Trabalho de Curso-Paula Cristina.pdf157,99 kBAdobe PDFView/Open
Termo de Ciência e de autorização (Paula).pdf273,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.