Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4204676U7&tokenCaptchar=03AEkXODDN2s_fhDMxir0y8G-IDExVdqU8OX7qOVDUwJrVhyaOaAgVCdTcQAwcqXMGUnGF3p4A2OpQ2uCO5NGWL1W59syHYlmKNwhZkM3aFDPX280967pYmunAT1Mt2u6KbG5UQ3esp_tWstoC9SKQd1Q3PYXVQkyATZKZopkVirRhCgapWOIqBl2t0JKOm6mG1fHf6sTtR1TZKkb42jVpEEv3Ge0lFlp7lkNSSXHJOpgrtweL79wbaWLfijq7I2ClWSZQRi4lYlxynZ03YB-wDQ4PCYF8qDK0vGS1PigOWWj8r8J51df4PGg5YqHfahdUU7ntu9YMbKGpdt2eJraxAKcTBUqaLAD9MDA3bTWz7fsZ2p0kqg0veLQv6Es4_fKdxyJbo9WZuvrsgwZJBVH787AFvJ5dwPvj24nV0iZNKCRGpJiQfMvhEJ_vuqI6J78CvZ7eLb7nyTF411LSZOiEtAC50jB6288Y1Bb9eF-I_vgkBNNPPfK3UmDh9fIB6NyGRytP8cVRLCEZlwkfHdLoUFruM-9tSaqcOgpt_BR
dc.creatorCarvalho, Paula Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K1130760U4&tokenCaptchar=03AEkXODC7357iHZFKoZqFew8H_snkv-C2GuyF1e6udzTWx19tH2heaurb1teaLARFzv1SCfm8Ue-gvpMFzqHekVPB_p8zDPu77PBGXwuuN16-Quq5eSXX5mzhMePujcqlcPM731d3CEiEzd9Cm41CCV0e9p3YVdbc3aCfbhj1EFyyvjgrxfkBTiHVr6aKFRGLYVmicWxeL-J-9zZh4QrV3zC5UECxfgqIIzlod3uzR8TrLws4W5CEzLKTqJYEsNVKK-a0IBGN4vXsUqqZYxMIaIg-ryiJhf1cV-xJvbam-BnMP_8qBmKIv5V7CzKQTC15WLOOpYGJLx2so24_0UpkvvHYDeiOrAwuY0_mQD-jn2N7mF1uwqGI0lVuBpQFHFutaZIFGI2S5ii-ZXJZPRApzq65avBNl4zB2-4zfghe-_m90zHdwmrcC8RytY65_kCh_i1nHk0nmJNCNS_BEPV7cJg8dVF-V9A1uL93mJZgz0vAwZV2KnCCqypqA6A3RwYsnawS4Q0E_A95pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T15:23:07Z-
dc.date.available2023-01-02-
dc.date.available2022-11-29T15:23:07Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3144-
dc.description.abstractThis article aims to present a theoretical discussion about educational purposes from the perspective of educational policies departing from the orientations of the international organizations, such as the World Bank, UNESCO, among others. It is also proposed to seek to identify the conceptions of parents and guardians, from the municipality of Hidrolândia, Goiás, about the role of the school in the formation and development of students. The collection of field data occurred from an interview, conducted virtually, between June and September 2020, with parents or guardians of students from the municipality of Hidrolândia-GO During the research, there was a great divergence between respondents on the proper fulfillment of the school's role today. Thus, it is necessary to rethink how it should comply with it and how it should be reshaped in order to meet the demand demand ed by its target audience and seeking to understand how the same characterized, that is, young people. . From the results obtained, it is observed that, although families realize the importance of a closer relationship with the school, which would encourage the monitoring of the development of their children, the reality, imposed by the capitalist logic, which imposes certain conditions on the social structure, this family-school relationship does not occur in a significati way.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa apresentar uma discussão teórica acerca das finalidades educativas escolares, na perspectiva das políticas educacionais advindas das orientações dos organismos internacionais, como Banco Mundial, Unesco, entre outros. Se propõe, ainda, buscar identificar quais as concepções de pais e responsáveis, do município de Hidrolândia, Goiás, acerca do papel da escola na formação e desenvolvimento dos alunos. A coleta de dados de campo ocorreu a partir de entrevista, realizada de forma virtual, entre os meses de junho e setembro de 2020, com pais ou responsáveis de alunos do município de Hidrolândia-GO Durante a pesquisa, viu-se uma grande divergência entre os entrevistados sobre o devido cumprimento do papel da escola atualmente. Assim, é necessário repensar como a mesma deve cumpri-la e como deve se remodelar visando atender à demanda exigida por seu público alvo e buscando compreender como o mesmo se caracteriza, ou seja, os jovens. A partir dos resultados obtidos, observa-se que, embora as famílias percebam a importância de uma relação mais próxima com a escola, o que favoreceria o acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos, a realidade, imposta pela lógica capitalista, que impõe certas condições a estrutura social, essa relação família escola não ocorre de forma significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paula Cristina de Carvalho (paula.cristina1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-28T20:49:46Z No. of bitstreams: 3 Artigo finalizado.pdf: 209879 bytes, checksum: 75a02e6c79ee5e1e8355fc4d71618abb (MD5) Ata de Defesa de Trabalho de Curso-Paula Cristina.pdf: 161783 bytes, checksum: bdf3b81a81212a7d8ab71aab0f33c727 (MD5) Termo de Ciência e de autorização (Paula).pdf: 280381 bytes, checksum: b7017e3dc4604898cc39d7a2dca53871 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-29T15:22:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo finalizado.pdf: 209879 bytes, checksum: 75a02e6c79ee5e1e8355fc4d71618abb (MD5) Ata de Defesa de Trabalho de Curso-Paula Cristina.pdf: 161783 bytes, checksum: bdf3b81a81212a7d8ab71aab0f33c727 (MD5) Termo de Ciência e de autorização (Paula).pdf: 280381 bytes, checksum: b7017e3dc4604898cc39d7a2dca53871 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-29T15:23:00Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo finalizado.pdf: 209879 bytes, checksum: 75a02e6c79ee5e1e8355fc4d71618abb (MD5) Ata de Defesa de Trabalho de Curso-Paula Cristina.pdf: 161783 bytes, checksum: bdf3b81a81212a7d8ab71aab0f33c727 (MD5) Termo de Ciência e de autorização (Paula).pdf: 280381 bytes, checksum: b7017e3dc4604898cc39d7a2dca53871 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-29T15:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo finalizado.pdf: 209879 bytes, checksum: 75a02e6c79ee5e1e8355fc4d71618abb (MD5) Ata de Defesa de Trabalho de Curso-Paula Cristina.pdf: 161783 bytes, checksum: bdf3b81a81212a7d8ab71aab0f33c727 (MD5) Termo de Ciência e de autorização (Paula).pdf: 280381 bytes, checksum: b7017e3dc4604898cc39d7a2dca53871 (MD5) Previous issue date: 2022-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinalidadespt_BR
dc.subjectEducativaspt_BR
dc.subjectPolíticaspt_BR
dc.subjecteducacionaispt_BR
dc.subjectPapelpt_BR
dc.subjectdapt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleCONCEPÇÕES DE PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS E O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo finalizado.pdf204,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa de Trabalho de Curso-Paula Cristina.pdf157,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Ciência e de autorização (Paula).pdf273,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.