Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3142
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O DESPERTAR PARA LITERATURA INFANTIL |
Autor(es): | Fatima, Marinalva Pinheiro Correia |
Primeiro Orientador: | Mendes, Mariana Lucas |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema contação de história e o despertar para literatura infantil sendo uma proposta que visa refletir a prática pedagógica em sala de aula. O objetivo da pesquisa foi o de analisar a contação de história e sua influência na educação ,em especial na educação infantil ,além de definir e descrever ,à luz de teóricos ,o que é contação de história e refletirsobreacontaçãodehistóriaesuacontribuiçãoparaaeducaçãoinfantil.Ametodologia utilizadanestapesquisafoiarevisãobibliográfica,apoiadonasreferênciascomoAbramovich (1989),Leadini(2006)Coelho (1999),Sisto (2010),Oliveira(2009)sendo uma pesquisa qualitativa do tipo básica .Ao fim da pesquisa ,a revisão aponta que a contação de história para crianças ainda não leitoras, tem por interesse a longo prazo, formar leitores capazes de estabelecer um pensamento crítico, reflexivo diante de qualquer leitura. |
Abstract: | The present research has as its theme storytelling and the awakening tochildren's literature, being a proposal tha taims to reflect the pedagogical practice in theclassroom. The objective of the research was to analyze storytelling and its influence on education ,especially in early childhood education,in addition to defining and describing, in the light of theorists ,what storytelling is and reflecting on storytelling and its contribution to early childhooded ucation. The methodology used in this research was the literature review, supported by references such asAbramovich(1989),Leadini(2006)Coelho (1999),Sisto (2010),Oliveira(2009)being qualitative research of the basic type. At the end of theresearch ,thereview points out that storytelling for non-reading children has a long-term interest in training readers capable of establishing critical, reflective thinking in the face of any reading. Keywords:Counting.Stories.Literature.Childeducation.Teaching. |
Palavras-chave: | Contação. História Literatura Educação Infantil Ensino |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3142 |
Data do documento: | 20-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Marinalva Pinheiro Correia de Fátima.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.