Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3139
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CARTOGRAFIA DAS EXPERIÊNCIAS DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE: RELATO SOBRE O PERCURSO FORMATIVO E A VIDA DE UM PROFESSOR ACAMPADO
Autor(es): Mesquita, Elizeu
Primeiro Orientador: Santiago, Flavio
Primeiro Membro da Banca: Pereira, Arthur
Segundo Membro da Banca: Keske, Katia
Terceiro Membro da Banca: Ernest, Daniela
Resumo: Através de aspectos relacionados a experiências vividas durante a minha vida como estudante dentro de um acampamento e de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) , além da minha constituição docente realizada no Instituto Federal Goiano IFG que está escrita materializa-se. Este é o relato de alguns fragmentos dessa vida professor em devir docente/pesquisador, que acredita no poder epistemico da escrita e da leitura na constituição dos pesquisadores da educação, e também na possibilidade de pensar as relações estabelecidas durante a vida com o fazer/constituir-se docente.Tencionamos fazê-lo dialeticamente a partir de muitas vozes e escritas, estrategicamente escolhidas. Como lastro conceitual de sustentação dessa pesquisa, inspira-se em: Freire, Antônio Bispo e Conceição Evaristo com o conceito de escrevivência. Com a intenção de sustentar a hipótese dessas linhas de que exista a possibilidade de construir uma experiência que atravesse nossas lutas, resistências, leituras, escritas. A (des) metodologia operacionalizada, inspira-se em Deligny (1960) Deleuze e Guattari (1971) , ou seja, um movimento contra hegemônico e decolonial.
Abstract: This writing materializes through aspects related to experiences lived during my life as a student inside a camp and a settlement of the Landless Workers Movement (MST), as well as my teaching constitution at the Federal Institute of Goiás - IFG. This is the report of some fragments of this life of a teacher becoming a teacher/researcher, who believes in the epistemic power of writing and reading in the constitution of educational researchers, and also in the possibility of thinking about the relations established during life with the making/constituting of a teacher. As a conceptual ballast to support this research, we are inspired by: Freire, Antonio Bispo, , and Conceição Evaristo with the concept of writing. To support the hypothesis of these lines that there exists the possibility of building an experience that crosses our struggles, resistances, readings, and writings. The (dis)operationalized methodology is inspired by Deligny (1960) Deleuze and Guattari (1971), that is, a counter-hegemonic and decolonial movement. Keywords: Writing; Rural School; MST
Palavras-chave: Palavras-chave: Escrevivência; Escola do campo; MST
Keywords: Writing; Rural School; MST
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3139
Data do documento: 19-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico (6).pdfArtigo científico349,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo_de_ciencia_elizeu_assinado.pdfTermo de ciencia160,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa pos banca tcc 3.pdfAta de defesa346,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.