Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3139
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Flavio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5443230117446965 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2223834801342440 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Arthur | - |
dc.contributor.referee2 | Keske, Katia | - |
dc.contributor.referee3 | Ernest, Daniela | - |
dc.creator | Mesquita, Elizeu | - |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=86C0F43122AB40EDACBFD4E4D99C47FC# | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-28T14:13:59Z | - |
dc.date.available | 2022-10-19 | - |
dc.date.available | 2022-11-28T14:13:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3139 | - |
dc.description.abstract | This writing materializes through aspects related to experiences lived during my life as a student inside a camp and a settlement of the Landless Workers Movement (MST), as well as my teaching constitution at the Federal Institute of Goiás - IFG. This is the report of some fragments of this life of a teacher becoming a teacher/researcher, who believes in the epistemic power of writing and reading in the constitution of educational researchers, and also in the possibility of thinking about the relations established during life with the making/constituting of a teacher. As a conceptual ballast to support this research, we are inspired by: Freire, Antonio Bispo, , and Conceição Evaristo with the concept of writing. To support the hypothesis of these lines that there exists the possibility of building an experience that crosses our struggles, resistances, readings, and writings. The (dis)operationalized methodology is inspired by Deligny (1960) Deleuze and Guattari (1971), that is, a counter-hegemonic and decolonial movement. Keywords: Writing; Rural School; MST | pt_BR |
dc.description.resumo | Através de aspectos relacionados a experiências vividas durante a minha vida como estudante dentro de um acampamento e de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) , além da minha constituição docente realizada no Instituto Federal Goiano IFG que está escrita materializa-se. Este é o relato de alguns fragmentos dessa vida professor em devir docente/pesquisador, que acredita no poder epistemico da escrita e da leitura na constituição dos pesquisadores da educação, e também na possibilidade de pensar as relações estabelecidas durante a vida com o fazer/constituir-se docente.Tencionamos fazê-lo dialeticamente a partir de muitas vozes e escritas, estrategicamente escolhidas. Como lastro conceitual de sustentação dessa pesquisa, inspira-se em: Freire, Antônio Bispo e Conceição Evaristo com o conceito de escrevivência. Com a intenção de sustentar a hipótese dessas linhas de que exista a possibilidade de construir uma experiência que atravesse nossas lutas, resistências, leituras, escritas. A (des) metodologia operacionalizada, inspira-se em Deligny (1960) Deleuze e Guattari (1971) , ou seja, um movimento contra hegemônico e decolonial. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Elizeu Rocha de Mesquita (elizeu.rocha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-06T17:22:52Z No. of bitstreams: 3 Artigo Científico (6).docx: 502880 bytes, checksum: caba600f3f960775d0d64a14717df5d3 (MD5) termo_de_ciencia_elizeu_assinado.pdf: 164204 bytes, checksum: f3b85e1c441c5d95567f098a5942a669 (MD5) 202210292247-1.pdf: 355283 bytes, checksum: 24d2a56251286cd44865b2409e71b398 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br), reason: O arquivo do trabalho não estava em PDF, além de não abrir no meu computador. on 2022-11-09T12:21:08Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Elizeu Rocha de Mesquita (elizeu.rocha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-27T19:50:00Z No. of bitstreams: 3 Artigo Científico (6).pdf: 357516 bytes, checksum: 059697981c4c0e5144356af666643a1d (MD5) termo_de_ciencia_elizeu_assinado.pdf: 164204 bytes, checksum: f3b85e1c441c5d95567f098a5942a669 (MD5) Ata de defesa pos banca tcc 3.pdf: 355283 bytes, checksum: 24d2a56251286cd44865b2409e71b398 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-28T14:13:44Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Científico (6).pdf: 357516 bytes, checksum: 059697981c4c0e5144356af666643a1d (MD5) termo_de_ciencia_elizeu_assinado.pdf: 164204 bytes, checksum: f3b85e1c441c5d95567f098a5942a669 (MD5) Ata de defesa pos banca tcc 3.pdf: 355283 bytes, checksum: 24d2a56251286cd44865b2409e71b398 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-28T14:13:52Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Científico (6).pdf: 357516 bytes, checksum: 059697981c4c0e5144356af666643a1d (MD5) termo_de_ciencia_elizeu_assinado.pdf: 164204 bytes, checksum: f3b85e1c441c5d95567f098a5942a669 (MD5) Ata de defesa pos banca tcc 3.pdf: 355283 bytes, checksum: 24d2a56251286cd44865b2409e71b398 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-28T14:13:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Científico (6).pdf: 357516 bytes, checksum: 059697981c4c0e5144356af666643a1d (MD5) termo_de_ciencia_elizeu_assinado.pdf: 164204 bytes, checksum: f3b85e1c441c5d95567f098a5942a669 (MD5) Ata de defesa pos banca tcc 3.pdf: 355283 bytes, checksum: 24d2a56251286cd44865b2409e71b398 (MD5) Previous issue date: 2022-10-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Palavras-chave: Escrevivência; Escola do campo; MST | pt_BR |
dc.subject | Keywords: Writing; Rural School; MST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
dc.title | CARTOGRAFIA DAS EXPERIÊNCIAS DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE: RELATO SOBRE O PERCURSO FORMATIVO E A VIDA DE UM PROFESSOR ACAMPADO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Científico (6).pdf | Artigo científico | 349,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo_de_ciencia_elizeu_assinado.pdf | Termo de ciencia | 160,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa pos banca tcc 3.pdf | Ata de defesa | 346,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.