Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3138
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO PROFESSOR
Autor(es): Batista, Deisy
Primeiro Orientador: Mendes, Mariana
Primeiro Membro da Banca: Souza, Luciana
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Rafael
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como a brincadeira, de criança de 0 a 6 anos pode promover a aprendizagem infantil e qual o papel do professor nesse processo do brincar, compreendendo que a brincadeira pode ser uma da forma interessante de ensinar a criança, pois através dela a criança interage, socializa e tem a chance de criar novos horizontes tornando-se um sujeito reflexivo. Para alcançar o nosso objetivo usaremos como recurso metodológico o bibliográfico KISHIMOTO (2000; 2001), CUNHA (2000), WINNICOTT (1982). Usando coletadas através de textos técnicos, publicações científicas, revistas, livros e documentos oficiais relacionados ao tema. A brincadeira é a atividade favorita das crianças possuindo um papel fundamental no seu desenvolvimento, por isso o professor deve compreender que ela não deve ser usada somente para o lazer, ela traz grandes benefícios no processo de aprendizagem.
Abstract: This article aims to analyze how play, for children from 0 to 6 years old, can promote children's learning and what is the role of the teacher in this process of play, understanding that play can be one of the interesting ways to teach the child, because through From it, the child interacts, socializes and has the chance to create new horizons, becoming a reflective subject. To achieve our objective we will use as a methodological resource the bibliographic KISHIMOTO (2000; 2001), CUNHA (2000), WINNICOTT (1982). Using collected through technical texts, scientific publications, magazines, books and official documents related to the topic. Playing is the favorite activity of children having a fundamental role in their development, so the teacher must understand that it should not be used only for leisure, it brings great benefits in the learning process.
Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Educação Infantil. Desenvolvimento.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3138
Data do documento: 28-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deisy-Batista-Repositorio.pdf518,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.