Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3138
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO PROFESSOR |
Autor(es): | Batista, Deisy |
Primeiro Orientador: | Mendes, Mariana |
Primeiro Membro da Banca: | Souza, Luciana |
Segundo Membro da Banca: | Oliveira, Rafael |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar como a brincadeira, de criança de 0 a 6 anos pode promover a aprendizagem infantil e qual o papel do professor nesse processo do brincar, compreendendo que a brincadeira pode ser uma da forma interessante de ensinar a criança, pois através dela a criança interage, socializa e tem a chance de criar novos horizontes tornando-se um sujeito reflexivo. Para alcançar o nosso objetivo usaremos como recurso metodológico o bibliográfico KISHIMOTO (2000; 2001), CUNHA (2000), WINNICOTT (1982). Usando coletadas através de textos técnicos, publicações científicas, revistas, livros e documentos oficiais relacionados ao tema. A brincadeira é a atividade favorita das crianças possuindo um papel fundamental no seu desenvolvimento, por isso o professor deve compreender que ela não deve ser usada somente para o lazer, ela traz grandes benefícios no processo de aprendizagem. |
Abstract: | This article aims to analyze how play, for children from 0 to 6 years old, can promote children's learning and what is the role of the teacher in this process of play, understanding that play can be one of the interesting ways to teach the child, because through From it, the child interacts, socializes and has the chance to create new horizons, becoming a reflective subject. To achieve our objective we will use as a methodological resource the bibliographic KISHIMOTO (2000; 2001), CUNHA (2000), WINNICOTT (1982). Using collected through technical texts, scientific publications, magazines, books and official documents related to the topic. Playing is the favorite activity of children having a fundamental role in their development, so the teacher must understand that it should not be used only for leisure, it brings great benefits in the learning process. |
Palavras-chave: | Brincar. Aprendizagem. Educação Infantil. Desenvolvimento. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3138 |
Data do documento: | 28-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Deisy-Batista-Repositorio.pdf | 518,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.