Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3138
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO PROFESSOR
metadata.dc.creator: Batista, Deisy
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes, Mariana
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Rafael
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como a brincadeira, de criança de 0 a 6 anos pode promover a aprendizagem infantil e qual o papel do professor nesse processo do brincar, compreendendo que a brincadeira pode ser uma da forma interessante de ensinar a criança, pois através dela a criança interage, socializa e tem a chance de criar novos horizontes tornando-se um sujeito reflexivo. Para alcançar o nosso objetivo usaremos como recurso metodológico o bibliográfico KISHIMOTO (2000; 2001), CUNHA (2000), WINNICOTT (1982). Usando coletadas através de textos técnicos, publicações científicas, revistas, livros e documentos oficiais relacionados ao tema. A brincadeira é a atividade favorita das crianças possuindo um papel fundamental no seu desenvolvimento, por isso o professor deve compreender que ela não deve ser usada somente para o lazer, ela traz grandes benefícios no processo de aprendizagem.
Abstract: This article aims to analyze how play, for children from 0 to 6 years old, can promote children's learning and what is the role of the teacher in this process of play, understanding that play can be one of the interesting ways to teach the child, because through From it, the child interacts, socializes and has the chance to create new horizons, becoming a reflective subject. To achieve our objective we will use as a methodological resource the bibliographic KISHIMOTO (2000; 2001), CUNHA (2000), WINNICOTT (1982). Using collected through technical texts, scientific publications, magazines, books and official documents related to the topic. Playing is the favorite activity of children having a fundamental role in their development, so the teacher must understand that it should not be used only for leisure, it brings great benefits in the learning process.
Keywords: Brincar. Aprendizagem. Educação Infantil. Desenvolvimento.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3138
Issue Date: 28-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deisy-Batista-Repositorio.pdf518,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.