Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3136
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O REFORÇO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, E ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXISTENTES
metadata.dc.creator: Santos, Iêda Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Bottentuit Junior, João Batista
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Jailson Antonio Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Luciana Valéria Leão
metadata.dc.description.resumo: Este artigo teve uma abordagem qualitativa e exploratória sendo do tipo bibliográfico, uma vez pesquisou textos publicados como leis e projetos de leis, artigos científicos e livros que relatam sobre o seguinte tema escolhido o qual é a importância do reforço escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I de 1º ano da educação básica, dificuldades, metodologias, estratégias, competências e habilidades que o professor possa utilizar como ferramenta essencial para sanar as dificuldades que se apresentam aos alunos desta faixa etária. Para que esta pesquisa acontecesse de maneira confiável e produtiva, foi elaborado pesquisas em autores relevantes e estudiosos sobre o assunto tais como: Freud (1915), Piaget (1945), Fernández (1991), Freire (1997; 1981; 2003), Ministério da Educação e do Desporto – MEC (1998), Luckesi (1999), Saviani (2000), Alarcão (2011), Ribeiro (2016), Paniago (2017), Barcelos (2020), Duarte (2021), Gandin (2005), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (2021), dentre outros autores e documentos importantes. Como resultado da presente pesquisa, foram coletados dados importantes para esclarecer a questão levantada a princípio, que é saber de que forma o reforço escolar pode contribuir para sanar as dificuldades de aprendizagem. Elaborou se uma sequência de palavras – chave que foram peças importantes para analisar e apontar a questão que se propôs, e por fim foi possível destacar a importância das aulas de reforço escolar, reforçando com informações essenciais reproduzidos neste trabalho de pesquisa identificando então como resultado final, quais as melhores ferramentas utilizadas pelos professores de reforço para sanar as dificuldades e as lacunas existentes no ensino aprendizagem do ano inicial, tal como a promoção de contribuições para o fortalecimento dessa modalidade de educação.
Abstract: This is a qualitative and exploratory study about the importance of school tutoring for first grade students as long as the obstacles, methodologies, strategies, skills and abilities involved so the teachers can use them as tools for overcoming the difficulties shown by the mentioned students. It is bibliographical research since it was made through investigation on the subject’s literature such as books, current legislation, legislative proposals and scientific papers. In order to keep this a legit and meaningful project, all the researching was made based on relevant authors such as: Freud (1915), Piaget (1945), Fernández (1991), Freire (1997; 1981; 2003), Ministério da Educação e do Desporto -MEC (1998), Luckesi (1999), Saviani (2000), Alarcão (2011), Ribeiro (2016), Paniago (2017), Barcelos (2020), Duarte (2021), Gandin (2005), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (2021), among others. As a result, important data were obtained to clarify the raised question about the ways in which school tutoring can contribute to dealing with student’s learning difficulties. A sequence of keywords was made as important tools to analyzing and pointing the issue and, in the end, it was possible to highlight the importance of school tutoring, identify the best means used by the tutors to deal with the first grader’s learning gaps and difficulties and the contributions to make this education mode stronger.
Keywords: School tutoring; Learning difficulties; Practical methodologies.
Reforço escolar; Dificuldades de aprendizagem; Metodologias práticas.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3136
Issue Date: 10-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_iêda rodrigues dos santos.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open
tca_Iêda Rodrigues dos Santos.pdf620,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.