Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3136
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O REFORÇO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, E ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXISTENTES
Autor(es): Santos, Iêda Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Bottentuit Junior, João Batista
Primeiro Membro da Banca: Viana, Jailson Antonio Ribeiro
Segundo Membro da Banca: Lima, Luciana Valéria Leão
Resumo: Este artigo teve uma abordagem qualitativa e exploratória sendo do tipo bibliográfico, uma vez pesquisou textos publicados como leis e projetos de leis, artigos científicos e livros que relatam sobre o seguinte tema escolhido o qual é a importância do reforço escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I de 1º ano da educação básica, dificuldades, metodologias, estratégias, competências e habilidades que o professor possa utilizar como ferramenta essencial para sanar as dificuldades que se apresentam aos alunos desta faixa etária. Para que esta pesquisa acontecesse de maneira confiável e produtiva, foi elaborado pesquisas em autores relevantes e estudiosos sobre o assunto tais como: Freud (1915), Piaget (1945), Fernández (1991), Freire (1997; 1981; 2003), Ministério da Educação e do Desporto – MEC (1998), Luckesi (1999), Saviani (2000), Alarcão (2011), Ribeiro (2016), Paniago (2017), Barcelos (2020), Duarte (2021), Gandin (2005), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (2021), dentre outros autores e documentos importantes. Como resultado da presente pesquisa, foram coletados dados importantes para esclarecer a questão levantada a princípio, que é saber de que forma o reforço escolar pode contribuir para sanar as dificuldades de aprendizagem. Elaborou se uma sequência de palavras – chave que foram peças importantes para analisar e apontar a questão que se propôs, e por fim foi possível destacar a importância das aulas de reforço escolar, reforçando com informações essenciais reproduzidos neste trabalho de pesquisa identificando então como resultado final, quais as melhores ferramentas utilizadas pelos professores de reforço para sanar as dificuldades e as lacunas existentes no ensino aprendizagem do ano inicial, tal como a promoção de contribuições para o fortalecimento dessa modalidade de educação.
Abstract: This is a qualitative and exploratory study about the importance of school tutoring for first grade students as long as the obstacles, methodologies, strategies, skills and abilities involved so the teachers can use them as tools for overcoming the difficulties shown by the mentioned students. It is bibliographical research since it was made through investigation on the subject’s literature such as books, current legislation, legislative proposals and scientific papers. In order to keep this a legit and meaningful project, all the researching was made based on relevant authors such as: Freud (1915), Piaget (1945), Fernández (1991), Freire (1997; 1981; 2003), Ministério da Educação e do Desporto -MEC (1998), Luckesi (1999), Saviani (2000), Alarcão (2011), Ribeiro (2016), Paniago (2017), Barcelos (2020), Duarte (2021), Gandin (2005), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (2021), among others. As a result, important data were obtained to clarify the raised question about the ways in which school tutoring can contribute to dealing with student’s learning difficulties. A sequence of keywords was made as important tools to analyzing and pointing the issue and, in the end, it was possible to highlight the importance of school tutoring, identify the best means used by the tutors to deal with the first grader’s learning gaps and difficulties and the contributions to make this education mode stronger.
Palavras-chave: School tutoring; Learning difficulties; Practical methodologies.
Reforço escolar; Dificuldades de aprendizagem; Metodologias práticas.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3136
Data do documento: 10-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_iêda rodrigues dos santos.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tca_Iêda Rodrigues dos Santos.pdf620,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.