Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bottentuit Junior, João Batista | - |
dc.contributor.referee1 | Viana, Jailson Antonio Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Luciana Valéria Leão | - |
dc.creator | Santos, Iêda Rodrigues dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9193817221230978 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-28T13:38:12Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25 | - |
dc.date.available | 2022-11-28T13:38:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3136 | - |
dc.description.abstract | This is a qualitative and exploratory study about the importance of school tutoring for first grade students as long as the obstacles, methodologies, strategies, skills and abilities involved so the teachers can use them as tools for overcoming the difficulties shown by the mentioned students. It is bibliographical research since it was made through investigation on the subject’s literature such as books, current legislation, legislative proposals and scientific papers. In order to keep this a legit and meaningful project, all the researching was made based on relevant authors such as: Freud (1915), Piaget (1945), Fernández (1991), Freire (1997; 1981; 2003), Ministério da Educação e do Desporto -MEC (1998), Luckesi (1999), Saviani (2000), Alarcão (2011), Ribeiro (2016), Paniago (2017), Barcelos (2020), Duarte (2021), Gandin (2005), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (2021), among others. As a result, important data were obtained to clarify the raised question about the ways in which school tutoring can contribute to dealing with student’s learning difficulties. A sequence of keywords was made as important tools to analyzing and pointing the issue and, in the end, it was possible to highlight the importance of school tutoring, identify the best means used by the tutors to deal with the first grader’s learning gaps and difficulties and the contributions to make this education mode stronger. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo teve uma abordagem qualitativa e exploratória sendo do tipo bibliográfico, uma vez pesquisou textos publicados como leis e projetos de leis, artigos científicos e livros que relatam sobre o seguinte tema escolhido o qual é a importância do reforço escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I de 1º ano da educação básica, dificuldades, metodologias, estratégias, competências e habilidades que o professor possa utilizar como ferramenta essencial para sanar as dificuldades que se apresentam aos alunos desta faixa etária. Para que esta pesquisa acontecesse de maneira confiável e produtiva, foi elaborado pesquisas em autores relevantes e estudiosos sobre o assunto tais como: Freud (1915), Piaget (1945), Fernández (1991), Freire (1997; 1981; 2003), Ministério da Educação e do Desporto – MEC (1998), Luckesi (1999), Saviani (2000), Alarcão (2011), Ribeiro (2016), Paniago (2017), Barcelos (2020), Duarte (2021), Gandin (2005), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (2021), dentre outros autores e documentos importantes. Como resultado da presente pesquisa, foram coletados dados importantes para esclarecer a questão levantada a princípio, que é saber de que forma o reforço escolar pode contribuir para sanar as dificuldades de aprendizagem. Elaborou se uma sequência de palavras – chave que foram peças importantes para analisar e apontar a questão que se propôs, e por fim foi possível destacar a importância das aulas de reforço escolar, reforçando com informações essenciais reproduzidos neste trabalho de pesquisa identificando então como resultado final, quais as melhores ferramentas utilizadas pelos professores de reforço para sanar as dificuldades e as lacunas existentes no ensino aprendizagem do ano inicial, tal como a promoção de contribuições para o fortalecimento dessa modalidade de educação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Iêda Rodrigues dos Santos (ieda.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-26T00:26:18Z No. of bitstreams: 1 tcc_iêda rodrigues dos santos.pdf: 1530590 bytes, checksum: 40e12b18b450eda3eccfe737132b327e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada IÊDA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido não é o modelo utilizado pelo Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano). O documento devidamente assinado é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não esteja devidamente inserido na submissão realizada, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-26T01:28:43Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Iêda Rodrigues dos Santos (ieda.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-26T20:35:04Z No. of bitstreams: 2 tcc_iêda rodrigues dos santos.pdf: 1530590 bytes, checksum: 40e12b18b450eda3eccfe737132b327e (MD5) tca_Iêda Rodrigues dos Santos.pdf: 635274 bytes, checksum: 90dd30a7f7258fe0fcdd2dbaf52334ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-28T13:37:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_iêda rodrigues dos santos.pdf: 1530590 bytes, checksum: 40e12b18b450eda3eccfe737132b327e (MD5) tca_Iêda Rodrigues dos Santos.pdf: 635274 bytes, checksum: 90dd30a7f7258fe0fcdd2dbaf52334ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-28T13:38:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_iêda rodrigues dos santos.pdf: 1530590 bytes, checksum: 40e12b18b450eda3eccfe737132b327e (MD5) tca_Iêda Rodrigues dos Santos.pdf: 635274 bytes, checksum: 90dd30a7f7258fe0fcdd2dbaf52334ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-28T13:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc_iêda rodrigues dos santos.pdf: 1530590 bytes, checksum: 40e12b18b450eda3eccfe737132b327e (MD5) tca_Iêda Rodrigues dos Santos.pdf: 635274 bytes, checksum: 90dd30a7f7258fe0fcdd2dbaf52334ec (MD5) Previous issue date: 2022-10-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | School tutoring; Learning difficulties; Practical methodologies. | pt_BR |
dc.subject | Reforço escolar; Dificuldades de aprendizagem; Metodologias práticas. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | O REFORÇO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, E ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXISTENTES | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_iêda rodrigues dos santos.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tca_Iêda Rodrigues dos Santos.pdf | 620,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.