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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA: SUA REAL IMPORTÂNCIA NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL
Autor(es): Rêgo, Karolayne Rodriguês Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Olimpia Vaz Santos
Primeiro Membro da Banca: Martins, Lucimar dos Reis Duarte
Segundo Membro da Banca: Bueno, Kênia Cristina
Resumo: A educação no Brasil historicamente é marcada de retrocessos e avanços lentos que reflete na maneira como a educação básica é tratada com descasos, as escolas existentes dentro de nosso extenso território não somente possuem a falta de profissionais como há quase inexistência de verbas e recursos necessários para se manter. É possível notar que apesar de ter registro de uma tentativa – falhas- da inserção dos psicólogos nos anos 60, hoje se mostra que o que aconteceu foi o distanciamento delas, uma barreira que impedem os avanços. Atualmente, os psicólogos trazem mais pesquisas voltadas sobre as escolas, ao passo que poderiam tratar também nas metodologias para o educador. As termologias se confundem até hoje, por se um ramo vagamente explorado, a e aproximação é necessária novamente para que seja plausível uma melhora do ensino-aprendizagem e uma universalização na educação. O presente artigo tem como objetivo: Verificar a eficácia de uma adesão futura de profissionais da área de psicologia em tempo integral nas escolas de educação básica; Conceituar Educação Básica; Apresentar as Principais Características da Psicologia Educacional e da Psicologia Escolar; Reconhecer quais os benefícios advindos da entrada do psicólogo nas unidades de educação básica; Analisar se o ingresso do psicólogo promoverá uma melhora no ensino-aprendizagem e na universalização da educação. Tem-se substanciado por pesquisas bibliografias com uma abordagem exploratória e qualitativa. E concluiu, que o impacto positivo da provável adesão do psicólogo nas redes de ensino é compatível para que se tenha esperança de que esse ramo será explorado e aceito.
Abstract: Education in Brazil is historically marked with setbacks and slow progress that reflects in the way that the basic education is neglected. The schools inside our sprawling territory not only are short in professionals but also suffer with the low investments and resources to keep active. Also, it is possible to notice that, besides having records of – failed – attempts to contract psychologists back in the 1960’s, today a gap is seen between the professionals and their recruitment by schools, which make a barrier that hinder progress. Nowadays, the psychologists do more school-oriented research when they could be also researching the teachers’ methodologies. The terminology is still confusing for being a vaguely explored segment, in this way, the rapprochement is needed so that the improvement on the teaching and learning process as long as a universalization of education is conceivable. Based on the exposed, this study aims to verify the effectiveness of the future psychology professionals’ accession in basic education school, full-time. Along with this, conceptualizing basic education and presenting the main features of the Educational Psychology and School Psychology are also goals to be developed in this paper, in addition to recognizing which are the benefits from the psychologist’s participation in schools and analyzing if this integration will promote improvements on the teaching and learning process and on the universalization of education. This was made through a bibliographical, qualitative and exploratory research, and the outcome showed that the impact of the integrating psychologists in education is likely to be positive and compatible with the field’s expectation of being explored and accepted.
Palavras-chave: Educação Básica; Inserção do Psicólogo; Universalização da Educação.
Basic education; Psychologists integration; Universalization of education.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3135
Data do documento: 3-Nov-2022
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