Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Olimpia Vaz Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9625281797706474 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Lucimar dos Reis Duarte | - |
dc.contributor.referee2 | Bueno, Kênia Cristina | - |
dc.creator | Rêgo, Karolayne Rodriguês Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1094920645827793 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-28T13:30:58Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22 | - |
dc.date.available | 2022-11-28T13:30:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3135 | - |
dc.description.abstract | Education in Brazil is historically marked with setbacks and slow progress that reflects in the way that the basic education is neglected. The schools inside our sprawling territory not only are short in professionals but also suffer with the low investments and resources to keep active. Also, it is possible to notice that, besides having records of – failed – attempts to contract psychologists back in the 1960’s, today a gap is seen between the professionals and their recruitment by schools, which make a barrier that hinder progress. Nowadays, the psychologists do more school-oriented research when they could be also researching the teachers’ methodologies. The terminology is still confusing for being a vaguely explored segment, in this way, the rapprochement is needed so that the improvement on the teaching and learning process as long as a universalization of education is conceivable. Based on the exposed, this study aims to verify the effectiveness of the future psychology professionals’ accession in basic education school, full-time. Along with this, conceptualizing basic education and presenting the main features of the Educational Psychology and School Psychology are also goals to be developed in this paper, in addition to recognizing which are the benefits from the psychologist’s participation in schools and analyzing if this integration will promote improvements on the teaching and learning process and on the universalization of education. This was made through a bibliographical, qualitative and exploratory research, and the outcome showed that the impact of the integrating psychologists in education is likely to be positive and compatible with the field’s expectation of being explored and accepted. | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação no Brasil historicamente é marcada de retrocessos e avanços lentos que reflete na maneira como a educação básica é tratada com descasos, as escolas existentes dentro de nosso extenso território não somente possuem a falta de profissionais como há quase inexistência de verbas e recursos necessários para se manter. É possível notar que apesar de ter registro de uma tentativa – falhas- da inserção dos psicólogos nos anos 60, hoje se mostra que o que aconteceu foi o distanciamento delas, uma barreira que impedem os avanços. Atualmente, os psicólogos trazem mais pesquisas voltadas sobre as escolas, ao passo que poderiam tratar também nas metodologias para o educador. As termologias se confundem até hoje, por se um ramo vagamente explorado, a e aproximação é necessária novamente para que seja plausível uma melhora do ensino-aprendizagem e uma universalização na educação. O presente artigo tem como objetivo: Verificar a eficácia de uma adesão futura de profissionais da área de psicologia em tempo integral nas escolas de educação básica; Conceituar Educação Básica; Apresentar as Principais Características da Psicologia Educacional e da Psicologia Escolar; Reconhecer quais os benefícios advindos da entrada do psicólogo nas unidades de educação básica; Analisar se o ingresso do psicólogo promoverá uma melhora no ensino-aprendizagem e na universalização da educação. Tem-se substanciado por pesquisas bibliografias com uma abordagem exploratória e qualitativa. E concluiu, que o impacto positivo da provável adesão do psicólogo nas redes de ensino é compatível para que se tenha esperança de que esse ramo será explorado e aceito. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karolayne Rodrigues Oliveira Rêgo (karolayne.rego@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T02:06:39Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf: 312117 bytes, checksum: 9f282dada52d1c8748096b727e3b1f5f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada KAROLAYNE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-22T16:23:26Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Karolayne Rodrigues Oliveira Rêgo (karolayne.rego@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-26T00:40:48Z No. of bitstreams: 1 tcc_Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf: 720197 bytes, checksum: 1fc229abe7a721f8f8481e9f2c8cb367 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada KAROLYNE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido não é o modelo utilizado pelo Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano). O documento devidamente assinado é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não esteja devidamente inserido na submissão realizada, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-26T01:33:04Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Karolayne Rodrigues Oliveira Rêgo (karolayne.rego@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-26T20:19:01Z No. of bitstreams: 2 tcc_Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf: 720197 bytes, checksum: 1fc229abe7a721f8f8481e9f2c8cb367 (MD5) tca_ Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf: 660441 bytes, checksum: 062c4a2c41f3bcb57bfcb8334e084cbd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-28T13:30:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf: 720197 bytes, checksum: 1fc229abe7a721f8f8481e9f2c8cb367 (MD5) tca_ Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf: 660441 bytes, checksum: 062c4a2c41f3bcb57bfcb8334e084cbd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-28T13:30:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf: 720197 bytes, checksum: 1fc229abe7a721f8f8481e9f2c8cb367 (MD5) tca_ Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf: 660441 bytes, checksum: 062c4a2c41f3bcb57bfcb8334e084cbd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-28T13:30:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc_Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf: 720197 bytes, checksum: 1fc229abe7a721f8f8481e9f2c8cb367 (MD5) tca_ Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf: 660441 bytes, checksum: 062c4a2c41f3bcb57bfcb8334e084cbd (MD5) Previous issue date: 2022-11-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica; Inserção do Psicólogo; Universalização da Educação. | pt_BR |
dc.subject | Basic education; Psychologists integration; Universalization of education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | A EDUCAÇÃO BÁSICA E O PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA: SUA REAL IMPORTÂNCIA NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf | 703,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tca_ Karolayne Rodriguês Oliveira Rêgo.pdf | 644,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.