Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3130
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: REFLEXÕES A RESPEITO LÚDICIDADE NO CONTEXTO EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Brito, Tanyslane Moraes De Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Santiago, Flávio
metadata.dc.description.resumo: Estudos apontam que o trabalho com a ludicidade tem contribuído de maneira significativa, auxiliando e desenvolvendo o processo de ensino aprendizagem, tornando-se assim dinâmico, emancipador e integrador, o que possibilita a alunos adquirirem e obterem conhecimentos diversos, uma vez que a utilização do lúdico como metodologia e estratégia de ensino permite que estes construam um conhecimento e aprendizagem nas diversas habilidades pessoais, como a cognitivo e as socioemocionais. Objetivo: Seu objetivo geral: Compreender a importância do lúdico na educação infantil. Metodologia: O tipo de pesquisa realizado neste trabalho foi uma revisão de Literatura, no qual foi realizada uma consulta a livros, dissertações e por artigos científicos selecionados através de busca nos seguintes base de dados (livros, sites de banco de dados, etc....) Scielo e Google Acadêmico. O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 10 anos.Resultados: Dispomos terminar então que o lúdico ajuda tanto na sabedoria quanto no desenvolvimento pessoal, progride a pessoa como um todo, desta forma incluí-lo na educação infantil durante seu exercício de professor levará a um desenvolvimento completo além de tornar os cursos mais dinâmicos e leves para os estudantes.
Abstract: Studies point out that working with playfulness has contributed significantly, helping and developing the teaching-learning process, thus becoming dynamic, emancipating and integrating, which enables students to acquire and obtain diverse knowledge, since the The use of play as a teaching methodology and strategy allows them to build knowledge and learning in different personal skills, such as cognitive and socio-emotional skills. Objective: Its general objective: To understand the importance of play in early childhood education. Methodology: The type of research carried out in this work was a literature review, in which books, dissertations and scientific articles were consulted through a search in the following databases (books, database sites, etc...) Scielo and Google Scholar. The period of the researched articles were the works published in the last 10 years. Results: We conclude then that the ludic helps both in the wisdom and in the personal development, it progresses the person as a whole, in this way to include it in the infantile education during its exercise of teacher will lead to a complete development in addition to making courses more dynamic and lighter for students.
Keywords: Educação Infantil
Ensino e Aprendizagem
Lúdico
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3130
Issue Date: 28-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Tanyslane Moraes de Souza Brito .pdf930,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.