Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3130
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REFLEXÕES A RESPEITO LÚDICIDADE NO CONTEXTO EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Brito, Tanyslane Moraes De Souza
Primeiro Orientador: Santiago, Flávio
Resumo: Estudos apontam que o trabalho com a ludicidade tem contribuído de maneira significativa, auxiliando e desenvolvendo o processo de ensino aprendizagem, tornando-se assim dinâmico, emancipador e integrador, o que possibilita a alunos adquirirem e obterem conhecimentos diversos, uma vez que a utilização do lúdico como metodologia e estratégia de ensino permite que estes construam um conhecimento e aprendizagem nas diversas habilidades pessoais, como a cognitivo e as socioemocionais. Objetivo: Seu objetivo geral: Compreender a importância do lúdico na educação infantil. Metodologia: O tipo de pesquisa realizado neste trabalho foi uma revisão de Literatura, no qual foi realizada uma consulta a livros, dissertações e por artigos científicos selecionados através de busca nos seguintes base de dados (livros, sites de banco de dados, etc....) Scielo e Google Acadêmico. O período dos artigos pesquisados foram os trabalhos publicados nos últimos 10 anos.Resultados: Dispomos terminar então que o lúdico ajuda tanto na sabedoria quanto no desenvolvimento pessoal, progride a pessoa como um todo, desta forma incluí-lo na educação infantil durante seu exercício de professor levará a um desenvolvimento completo além de tornar os cursos mais dinâmicos e leves para os estudantes.
Abstract: Studies point out that working with playfulness has contributed significantly, helping and developing the teaching-learning process, thus becoming dynamic, emancipating and integrating, which enables students to acquire and obtain diverse knowledge, since the The use of play as a teaching methodology and strategy allows them to build knowledge and learning in different personal skills, such as cognitive and socio-emotional skills. Objective: Its general objective: To understand the importance of play in early childhood education. Methodology: The type of research carried out in this work was a literature review, in which books, dissertations and scientific articles were consulted through a search in the following databases (books, database sites, etc...) Scielo and Google Scholar. The period of the researched articles were the works published in the last 10 years. Results: We conclude then that the ludic helps both in the wisdom and in the personal development, it progresses the person as a whole, in this way to include it in the infantile education during its exercise of teacher will lead to a complete development in addition to making courses more dynamic and lighter for students.
Palavras-chave: Educação Infantil
Ensino e Aprendizagem
Lúdico
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3130
Data do documento: 28-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Tanyslane Moraes de Souza Brito .pdf930,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.