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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIOAFETIVO DAS CRIANÇAS
metadata.dc.creator: Julião, kelly Aparecida Emilio
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes, Mariana Lucas
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Mariana Lucas
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Luciana Teles dos Santos Mesquita de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Rafael Vasconcelos de
metadata.dc.description.resumo: A música exerce uma grande influência no universo infantil, contribuindo para o desenvolvimento do ser. Por meio do levantamento bibliográfico, analisando autores como BRESCIA (2003), Góes (2009), ANDRADE (2015 ), NOGUEIRA (2003), BARRETO (2000), dentre outros, busca-se compreender a importância da utilização da musicalização na educação infantil para o desenvolvimento socioafetivo das crianças. Ressalta-se que são inúmeras as possibilidades interessantes para desenvolver a prática musical em sala de aula. Atividades musicais além de contribuir com o aprendizado das crianças, permite que o professor, explore formas lúdicas de aprendizado favorecendo a interdisciplinaridade dos conteúdos a serem trabalhados; no entanto percebe-se, que a música tem sido frequentemente utilizada como forma de recreação ou como meio para implantação de hábitos rotineiros, ficando alheia ao real propósito da linguagem musical. Embora hajam dificuldades de se implantar com eficácia as atividades musicais em sala de aula, a fim de alcançar os objetivos específicos para cada proposta trabalhada faz-se necessário que os professores minimizem tais dificuldades, ressignificando sua importância frente ao cenário educacional explorando todas as possibilidades que a música pode oferecer para o processo de ensino e aprendizagem, reafirmando suas contribuições que abrangem todos os campos do desenvolvimento infantil, em especial o sócioafetivo.
Abstract: Music exerts a great influence on children's universe, contributing to the development of the being. Through a bibliographic survey, analyzing authors such as BRESCIA (2003), Góes (2009), ANDRADE (2015), NOGUEIRA (2003), BARRETO (2000), among others, we seek to understand the importance of using music in early childhood education for the socio-affective development of children. It is noteworthy that there are numerous interesting possibilities to develop musical practice in the classroom. Musical activities, in addition to contributing to children's learning, allow the teacher to explore playful ways of learning, favoring the interdisciplinarity of the contents to be worked on; however, it can be seen that music has often been used as a form of recreation or as a means to implement routine habits, being alien to the real purpose of musical language. Although there are difficulties in effectively implementing musical activities in the classroom, in order to achieve the specific objectives for each proposal worked on, it is necessary for teachers to minimize such difficulties, resignifying their importance in the educational scenario, exploring all the possibilities that music can offer to the teaching and learning process, reaffirming its contributions that cover all fields of child development, especially the socio-affective.
Keywords: Musicalização na escola
Educação Infantil
Desenvolvimento socioafetivo
Práticas pedagógicas
Música
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3129
Issue Date: 12-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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