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dc.contributor.advisor1Mendes, Mariana Lucas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3999079381844066pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Mariana Lucas-
dc.contributor.referee2Sousa, Luciana Teles dos Santos Mesquita de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Rafael Vasconcelos de-
dc.creatorJulião, kelly Aparecida Emilio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290016133926623pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T17:45:06Z-
dc.date.available2022-11-25-
dc.date.available2022-11-25T17:45:06Z-
dc.date.issued2022-10-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3129-
dc.description.abstractMusic exerts a great influence on children's universe, contributing to the development of the being. Through a bibliographic survey, analyzing authors such as BRESCIA (2003), Góes (2009), ANDRADE (2015), NOGUEIRA (2003), BARRETO (2000), among others, we seek to understand the importance of using music in early childhood education for the socio-affective development of children. It is noteworthy that there are numerous interesting possibilities to develop musical practice in the classroom. Musical activities, in addition to contributing to children's learning, allow the teacher to explore playful ways of learning, favoring the interdisciplinarity of the contents to be worked on; however, it can be seen that music has often been used as a form of recreation or as a means to implement routine habits, being alien to the real purpose of musical language. Although there are difficulties in effectively implementing musical activities in the classroom, in order to achieve the specific objectives for each proposal worked on, it is necessary for teachers to minimize such difficulties, resignifying their importance in the educational scenario, exploring all the possibilities that music can offer to the teaching and learning process, reaffirming its contributions that cover all fields of child development, especially the socio-affective.pt_BR
dc.description.resumoA música exerce uma grande influência no universo infantil, contribuindo para o desenvolvimento do ser. Por meio do levantamento bibliográfico, analisando autores como BRESCIA (2003), Góes (2009), ANDRADE (2015 ), NOGUEIRA (2003), BARRETO (2000), dentre outros, busca-se compreender a importância da utilização da musicalização na educação infantil para o desenvolvimento socioafetivo das crianças. Ressalta-se que são inúmeras as possibilidades interessantes para desenvolver a prática musical em sala de aula. Atividades musicais além de contribuir com o aprendizado das crianças, permite que o professor, explore formas lúdicas de aprendizado favorecendo a interdisciplinaridade dos conteúdos a serem trabalhados; no entanto percebe-se, que a música tem sido frequentemente utilizada como forma de recreação ou como meio para implantação de hábitos rotineiros, ficando alheia ao real propósito da linguagem musical. Embora hajam dificuldades de se implantar com eficácia as atividades musicais em sala de aula, a fim de alcançar os objetivos específicos para cada proposta trabalhada faz-se necessário que os professores minimizem tais dificuldades, ressignificando sua importância frente ao cenário educacional explorando todas as possibilidades que a música pode oferecer para o processo de ensino e aprendizagem, reafirmando suas contribuições que abrangem todos os campos do desenvolvimento infantil, em especial o sócioafetivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Aparecida Emílio Julião (kelly.juliao@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-25T17:36:28Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO pdf (1).pdf: 742360 bytes, checksum: f3814142ed6cbf90d801a2c2433dcd30 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALVES, E. M. A. F.; RODRIGUES, L. A. R.; VIEIRA, M. B. A influência no desenvolvimento sócio-afetivo na aprendizagem de escolares na Educação Física Infantil. Revista Digital, v. 18, n. 182, 2013. ANDRADE, M. Pequena história da música. 1. Ed. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 2015. BARRETO, S. J. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica, 2000. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 1998. BRÉSCIA, V. L. P. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003. BLOMBERG, C. Histórias da música no Brasil e musicologia: uma leitura preliminar. Música e Artes, Projeto História nº 43, 2011 CANDE, R. História universal da música. São Paulo: WMF Martins Fontes, v. 2, 2001, 512 p. FARIAS, V. L. C.; CAVALCANTI, E. L. Uma breve história da música popular brasileira e sua relação com a Ditadura Militar. In: I CONIMAS e III CONIDIS, 2019. Anais [...] Campina Grande, Editora Realize, p.1-16, 2020. GAINZA, V. H. Estudos de psicopedagogia musical. 3. ed. São Paulo: Summus. 1988. GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2017, 192 p. GÓES, R. S. A música e suas possibilidades no desenvolvimento da criança e do aprimoramento do código linguístico. Revista do Centro de Educação a Distância, v. 2, n. 1, p. 27-43, 2009. GROUT, D. PALISCA, C. História da música ocidental. 5. ed. Lisboa: GRADIVA, 2007. JEANDOT, N. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 1990. JUNIOR, E. B. OLIVEIRA, G. S.; SANTOS, A. C. O; L. SCHNEKENBERG, G. F. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 44, p. 36-51/2021. LIMA, S. V. A Importância da Música no Desenvolvimento Infantil. Artigonal – Diretório de Artigos gratuitos. 2010. MARTINS, M. A. N. S.; ABREU, T. C. D. O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 2, p. 535-557, 2021. MOURA, T. L. A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização. Revista Estudos Interdisciplinares em Educação, v. 1, n. 7, p. 51-57, 2020. NOGUEIRA, M. A. A música e o desenvolvimento da criança. Revista UFG, v. 5, n. 2, 2003. NOGUEIRA, M. A. A música e o desenvolvimento da criança. Revista UFG, v. 6, n. 2, 2017. PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012. SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez - Autores Associados, 2003. SILVA, V. M. Música na Educação infantil: considerações sobre a prática. Evolução, n. 12, p. 69-71, 2021. SEVERIANO, J. Uma história da música popular brasileira. 3.ed. São Paulo: Editora 34, 2013. SKALSKI, T. R. A importância da música nos anos iniciais. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. TINHORÃO, J. G. Pequena História da música popular brasileira. São Paulo: Círculo do Livro, 1984. WEIGEL, A. M. G. Brincando de Música: Experiências com Sons, Ritmos, Música e Movimentos na Pré-Escola. Porto Alegre: Kuarup, 1988.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalização na escolapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socioafetivopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIOAFETIVO DAS CRIANÇASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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