Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3123
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O PAPEL DO TEATRO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Santos, Norleide Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Sampaio, Tatiana Guimarães
metadata.dc.description.resumo: A oficina de teatro é aquele lugar de experiência em que o aluno pode ser confrontado com a escolha de atribuir novos significados às coisas e em que ele pode tentar dar uma forma diferente ao mundo. O objetivo geral deste artigo é analisar o papel do teatro como didática e prática pedagógica para a Educação Infantil e como ele pode ajudar no desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Teve-se como resultado os aspectos que qualificam o teatro como uma experiência artístico-educativa e de vida entre aqueles que produzem algo e aqueles que se beneficiam dele, assim como junta-se à opinião de quem considera desejável a presença de profissionais qualificados na escola a fim de ampliar a qualidade da experiência artística, promover maior criatividade, melhorar as habilidades, aumentar a confiança dos alunos e professores e fornecer acesso a uma ampla gama de recursos culturais. O teatro na Educação Infantil é uma forma de expressão, diversão e desenvolvimento, pois auxiliar as crianças a expandir o vocabulário e a melhorar a pronúncia, entonação e vocalização, além de enfatizar a cooperação, o trabalho em equipe e o sentido de pertencimento a um grupo.
Abstract: The theater workshop is truly that place of experience in which the student can be faced with the choice of assigning new meanings to things and in which he can try to give a different shape to the world. The general objective of this article is to analyze the role of theater as a didactic and pedagogical practice for Early Childhood Education and how it can help in the child's development. The methodology used was the bibliographic review of a qualitative approach. As a result, the aspects that qualify theater as an artistic-educational and life experience between those who produce something and those who benefit from it, as well as the opinion of those who consider the presence of qualified professionals in the school to be desirable in order to enhance the quality of the artistic experience, promote greater creativity, improve skills, increase student and teacher confidence, and provide access to a wide range of cultural resources. Theater in Early Childhood Education is a form of expression, fun and development, as it helps children to expand vocabulary and improve pronunciation, intonation and vocalization, in addition to emphasizing cooperation, teamwork and a sense of belonging to a group.
Keywords: Ensino-Aprendizagem
Educação Infantil
Didática
Prática Pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3123
Issue Date: 10-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Norleide Lima Santos.pdf427,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.