Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Tatiana Guimarães | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Santos, Norleide Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6352932228507264 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T15:42:15Z | - |
dc.date.available | 2022-11-24 | - |
dc.date.available | 2022-11-25T15:42:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3123 | - |
dc.description.abstract | The theater workshop is truly that place of experience in which the student can be faced with the choice of assigning new meanings to things and in which he can try to give a different shape to the world. The general objective of this article is to analyze the role of theater as a didactic and pedagogical practice for Early Childhood Education and how it can help in the child's development. The methodology used was the bibliographic review of a qualitative approach. As a result, the aspects that qualify theater as an artistic-educational and life experience between those who produce something and those who benefit from it, as well as the opinion of those who consider the presence of qualified professionals in the school to be desirable in order to enhance the quality of the artistic experience, promote greater creativity, improve skills, increase student and teacher confidence, and provide access to a wide range of cultural resources. Theater in Early Childhood Education is a form of expression, fun and development, as it helps children to expand vocabulary and improve pronunciation, intonation and vocalization, in addition to emphasizing cooperation, teamwork and a sense of belonging to a group. | pt_BR |
dc.description.resumo | A oficina de teatro é aquele lugar de experiência em que o aluno pode ser confrontado com a escolha de atribuir novos significados às coisas e em que ele pode tentar dar uma forma diferente ao mundo. O objetivo geral deste artigo é analisar o papel do teatro como didática e prática pedagógica para a Educação Infantil e como ele pode ajudar no desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Teve-se como resultado os aspectos que qualificam o teatro como uma experiência artístico-educativa e de vida entre aqueles que produzem algo e aqueles que se beneficiam dele, assim como junta-se à opinião de quem considera desejável a presença de profissionais qualificados na escola a fim de ampliar a qualidade da experiência artística, promover maior criatividade, melhorar as habilidades, aumentar a confiança dos alunos e professores e fornecer acesso a uma ampla gama de recursos culturais. O teatro na Educação Infantil é uma forma de expressão, diversão e desenvolvimento, pois auxiliar as crianças a expandir o vocabulário e a melhorar a pronúncia, entonação e vocalização, além de enfatizar a cooperação, o trabalho em equipe e o sentido de pertencimento a um grupo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Norleide Lima Santos (norleide.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-25T01:17:28Z No. of bitstreams: 1 Documentos.pdf: 437813 bytes, checksum: 6ee659ed67440edddbcaf440b689b380 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-25T15:39:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Documentos.pdf: 437813 bytes, checksum: 6ee659ed67440edddbcaf440b689b380 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-25T15:40:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Documentos.pdf: 437813 bytes, checksum: 6ee659ed67440edddbcaf440b689b380 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-25T15:42:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Documentos.pdf: 437813 bytes, checksum: 6ee659ed67440edddbcaf440b689b380 (MD5) Previous issue date: 2022-11-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DO TEATRO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Norleide Lima Santos.pdf | 427,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.