Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3117
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO PARA A DIVERSIDADE
metadata.dc.creator: Andrade, Rosirene Magalhães
metadata.dc.contributor.advisor1: Lamonier, Elisângela Leles
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como tema a inclusão, delimitando-se na análise sobre a escola como espaço de inclusão para a diversidade. A pesquisa teve como problema a seguinte questão: como a escola pode se tornar um espaço para a inclusão e diversidade? Diante do problema, objetivou-se compreender a escola como espaço de inclusão para a diversidade. Para isso, refletiu-se sobre a educação inclusiva e como ela pode ser praticada, além de considerar as práticas pedagógicas como possibilidades de inclusão dos alunos com deficiência e com necessidades educacionais especiais nos espaços regulares de ensino, através de práticas coletivas, com valorização da diversidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo como base os estudos que versaram sobre a temática da inclusão. Dentre os resultados, observou-se que a inclusão exige que o espaço educativo seja acolhedor e que os professores, além de se qualificar, precisam ter sensibilidade para olhar, não em direção às dificuldades, mas respeitando as potencialidades dos sujeitos.
Abstract: The present study has the theme of inclusion, delimiting itself in the analysis of the school as a space for inclusion for diversity. The research had as a problem the following question: how can the school become a space for inclusion and diversity? Faced with the problem, the objective was to understand the school as a space for inclusion for diversity. For this, it was reflected on inclusive education and how it can be practiced, in addition to considering pedagogical practices as possibilities for the inclusion of students with disabilities and special educational needs in regular teaching spaces, through collective practices, with appreciation of the diversity. The methodology used was bibliographic research, of a qualitative nature, based on studies that dealt with the theme of inclusion. Among the results, it was observed that inclusion requires that the educational space be welcoming and that teachers, in addition to being qualified, need to be sensitive to look, not towards difficulties, but respecting the potential of the subjects.
Keywords: Educação Inclusiva
Diversidade
Espaços escolares
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3117
Issue Date: 21-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.