Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3117
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO PARA A DIVERSIDADE |
Autor(es): | Andrade, Rosirene Magalhães |
Primeiro Orientador: | Lamonier, Elisângela Leles |
Resumo: | O presente estudo tem como tema a inclusão, delimitando-se na análise sobre a escola como espaço de inclusão para a diversidade. A pesquisa teve como problema a seguinte questão: como a escola pode se tornar um espaço para a inclusão e diversidade? Diante do problema, objetivou-se compreender a escola como espaço de inclusão para a diversidade. Para isso, refletiu-se sobre a educação inclusiva e como ela pode ser praticada, além de considerar as práticas pedagógicas como possibilidades de inclusão dos alunos com deficiência e com necessidades educacionais especiais nos espaços regulares de ensino, através de práticas coletivas, com valorização da diversidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo como base os estudos que versaram sobre a temática da inclusão. Dentre os resultados, observou-se que a inclusão exige que o espaço educativo seja acolhedor e que os professores, além de se qualificar, precisam ter sensibilidade para olhar, não em direção às dificuldades, mas respeitando as potencialidades dos sujeitos. |
Abstract: | The present study has the theme of inclusion, delimiting itself in the analysis of the school as a space for inclusion for diversity. The research had as a problem the following question: how can the school become a space for inclusion and diversity? Faced with the problem, the objective was to understand the school as a space for inclusion for diversity. For this, it was reflected on inclusive education and how it can be practiced, in addition to considering pedagogical practices as possibilities for the inclusion of students with disabilities and special educational needs in regular teaching spaces, through collective practices, with appreciation of the diversity. The methodology used was bibliographic research, of a qualitative nature, based on studies that dealt with the theme of inclusion. Among the results, it was observed that inclusion requires that the educational space be welcoming and that teachers, in addition to being qualified, need to be sensitive to look, not towards difficulties, but respecting the potential of the subjects. |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Diversidade Espaços escolares |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3117 |
Data do documento: | 21-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC II - Artigo Científico - Rosirene finalizado.pdf | 168,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosirene.pdf | 346,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosirene.pdf | 190,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO DE CIÊNCIA ROSIRENE.pdf | 217,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.