Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3117
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lamonier, Elisângela Leles | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7175715121981610 | pt_BR |
dc.creator | Andrade, Rosirene Magalhães | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6876894374275730 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T10:52:16Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16 | - |
dc.date.available | 2022-11-25T10:52:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3117 | - |
dc.description.abstract | The present study has the theme of inclusion, delimiting itself in the analysis of the school as a space for inclusion for diversity. The research had as a problem the following question: how can the school become a space for inclusion and diversity? Faced with the problem, the objective was to understand the school as a space for inclusion for diversity. For this, it was reflected on inclusive education and how it can be practiced, in addition to considering pedagogical practices as possibilities for the inclusion of students with disabilities and special educational needs in regular teaching spaces, through collective practices, with appreciation of the diversity. The methodology used was bibliographic research, of a qualitative nature, based on studies that dealt with the theme of inclusion. Among the results, it was observed that inclusion requires that the educational space be welcoming and that teachers, in addition to being qualified, need to be sensitive to look, not towards difficulties, but respecting the potential of the subjects. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como tema a inclusão, delimitando-se na análise sobre a escola como espaço de inclusão para a diversidade. A pesquisa teve como problema a seguinte questão: como a escola pode se tornar um espaço para a inclusão e diversidade? Diante do problema, objetivou-se compreender a escola como espaço de inclusão para a diversidade. Para isso, refletiu-se sobre a educação inclusiva e como ela pode ser praticada, além de considerar as práticas pedagógicas como possibilidades de inclusão dos alunos com deficiência e com necessidades educacionais especiais nos espaços regulares de ensino, através de práticas coletivas, com valorização da diversidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo como base os estudos que versaram sobre a temática da inclusão. Dentre os resultados, observou-se que a inclusão exige que o espaço educativo seja acolhedor e que os professores, além de se qualificar, precisam ter sensibilidade para olhar, não em direção às dificuldades, mas respeitando as potencialidades dos sujeitos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosirene Magalhães de Andrade (rosirene.magalhaes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T11:42:13Z No. of bitstreams: 4 TCC II - Artigo Científico - Rosirene finalizado.pdf: 172049 bytes, checksum: 870726995d2ed61d67376628d0c8a9bc (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosirene.pdf: 355264 bytes, checksum: 76ce651e64061a5f7c7ac51b9c40038c (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosirene.pdf: 195574 bytes, checksum: 3487e2ffc6bbe03a899554b411c8f63e (MD5) Termo de ciência e autorização.pdf: 196657 bytes, checksum: a6ef09511f7debb7c9a69de81101751d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ROSIMEIRE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido não é o modelo utilizado pelo Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano). O documento devidamente assinado é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não esteja devidamente inserido na submissão realizada, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-21T15:06:39Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rosirene Magalhães de Andrade (rosirene.magalhaes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T19:52:42Z No. of bitstreams: 4 TCC II - Artigo Científico - Rosirene finalizado.pdf: 172049 bytes, checksum: 870726995d2ed61d67376628d0c8a9bc (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosirene.pdf: 355264 bytes, checksum: 76ce651e64061a5f7c7ac51b9c40038c (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosirene.pdf: 195574 bytes, checksum: 3487e2ffc6bbe03a899554b411c8f63e (MD5) TERMO DE CIÊNCIA ROSIRENE.pdf: 222219 bytes, checksum: fd829c96023cb1dd4920532efb544ff4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-25T10:43:40Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TCC II - Artigo Científico - Rosirene finalizado.pdf: 172049 bytes, checksum: 870726995d2ed61d67376628d0c8a9bc (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosirene.pdf: 355264 bytes, checksum: 76ce651e64061a5f7c7ac51b9c40038c (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosirene.pdf: 195574 bytes, checksum: 3487e2ffc6bbe03a899554b411c8f63e (MD5) TERMO DE CIÊNCIA ROSIRENE.pdf: 222219 bytes, checksum: fd829c96023cb1dd4920532efb544ff4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-25T10:51:08Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TCC II - Artigo Científico - Rosirene finalizado.pdf: 172049 bytes, checksum: 870726995d2ed61d67376628d0c8a9bc (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosirene.pdf: 355264 bytes, checksum: 76ce651e64061a5f7c7ac51b9c40038c (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosirene.pdf: 195574 bytes, checksum: 3487e2ffc6bbe03a899554b411c8f63e (MD5) TERMO DE CIÊNCIA ROSIRENE.pdf: 222219 bytes, checksum: fd829c96023cb1dd4920532efb544ff4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-25T10:52:16Z (GMT). No. of bitstreams: 4 TCC II - Artigo Científico - Rosirene finalizado.pdf: 172049 bytes, checksum: 870726995d2ed61d67376628d0c8a9bc (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosirene.pdf: 355264 bytes, checksum: 76ce651e64061a5f7c7ac51b9c40038c (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosirene.pdf: 195574 bytes, checksum: 3487e2ffc6bbe03a899554b411c8f63e (MD5) TERMO DE CIÊNCIA ROSIRENE.pdf: 222219 bytes, checksum: fd829c96023cb1dd4920532efb544ff4 (MD5) Previous issue date: 2022-11-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Espaços escolares | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO PARA A DIVERSIDADE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC II - Artigo Científico - Rosirene finalizado.pdf | 168,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Rosirene.pdf | 346,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Anexo III - Termo de Responsabilidade Rosirene.pdf | 190,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO DE CIÊNCIA ROSIRENE.pdf | 217,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.