Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3114
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PEDAGOGIA HOSPITALAR
metadata.dc.creator: Araújo, Rosangela Cândida de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Quinan, Juliana Maria Corallo
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Cristiane Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Caixeta, Wender da Silva
metadata.dc.description.resumo: A pedagogia hospitalar é uma habilitação de atuação do profissional que abrange as oportunidades do professor se colocar no mercado de trabalho e ainda contribuir com o estudante que se encontra enfermo. Pensando nisso, este estudo foi elaborado de forma a desenvolver uma pesquisa bibliográfica buscando abordar um panorama das pesquisas em pedagogia hospitalar nos anos de 2015 a 2021. Assim destacando a contribuição do profissional da pedagogia no ambiente hospitalar, atendendo as crianças que se encontram sem condições de frequentar a escola, seja por um período curto ou longo de seu tratamento, auxiliando e dando continuidade no seu desenvolvimento escolar. Com isso este estudo traz uma forma de mostrar aos estudantes e profissionais da pedagogia novas habilitações de atuação, que muitas vezes passa despercebida e que é tão importante para aqueles estudantes que não conseguem frequentar a escola no sistema presencial. Para melhor visualização dos dados coletados foi realizado um quadro com as informações do número de artigos selecionados em cada ano dos seis que foram delimitados entre os anos de 2015 a 2021. Após a coleta das informações observou se que dos anos selecionados por este estudo, o de 2020 foi o de maior produtividade com enfoque no tema pedagogia hospitalar, e que mesmo com uma quantidade considerável de estudos, notou se que é muito importante a realização de novos estudos, com uma abordagem mais prática.
Abstract: Hospital pedagogy is a professional qualification that covers opportunities for the teacher to place himself in the job market and also to contribute to the student who is sick. With that in mind, this study was designed to develop a bibliographic research seeking to address an overview of research in hospital pedagogy in the years 2015 to 2021. Thus highlighting the contribution of the pedagogy professional in the hospital environment, serving children who are without conditions to attend school, whether for a short or long period of their treatment, helping and giving continuity to their school development. With this, this study provides a way to show students and pedagogy professionals new performance skills, which often goes unnoticed and which is so important for those students who are unable to attend school in the face-to-face system. For better visualization of the collected data, a table was created with information on the number of articles selected in each year of the six that were delimited between the years 2015 to 2021. After collecting the information, it was observed that of the years selected by this study, the 2020 was the one with the highest productivity with a focus on hospital pedagogy, and that even with a considerable amount of studies, it was noted that it is very important to carry out new studies, with a more practical approach.
Keywords: Pedagogia Hospitalar
Pesquisa Bibliográfica
Professor
Hospital Pedagogy
Bibliographic Research
Teacher
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3114
Issue Date: 19-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcae_Rosangela Candida de Souza Araújo.pdf215,02 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Rosangela Candida de Souza Araújo.pdf374,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.