Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3113
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA COM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES DA BNCC PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
metadata.dc.creator: Silva, Simone Maria da Costa Gondim
metadata.dc.contributor.advisor1: Sampaio, Tatiana Guimarães
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as possíveis contribuições da influência da família com a instituição escolar e os reflexos que a BNCC traz para essa relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança, uma vez que se acredita que a família exerce um papel fundamental juntamente com a escola no processo educacional da criança. Para isso, a metodologia foi baseada em um levantamento bibliográfico por meio de livros de autores renomados do assunto como Vygotsky (1998); Parolin (2003, 2007); Piaget (2007), que abordam o contexto da família e escola na Educação Infantil e uma análise aos principais documentos da Educação Básica, principalmente a BNCC. Sendo assim, concluiu-se que é necessário o acompanhamento da família no progresso e no desenvolvimento da criança, bem como a escola precisa levar em consideração os diversos conceitos de família e, também, a maneira diferente de aprender de cada criança, destacando os processos de socialização e diversidade cultural. Portanto, a família juntamente com a escola exerce um papel importante na vida das crianças, de forma a contribuir com o processo de desenvolvimento e aprendizagem da mesma.
Abstract: This article aims to analyze the possible contributions of the family's influence with the school institution and the reflexes that the BNCC brings to this relationship in the child's development and learning, since it is believed that the family plays a fundamental role together with the school in the child's educational process. For this, the methodology was based on a bibliographic survey through books by renowned authors of the subject such as Vygotsky (1998); Parolin (2003, 2007); Piaget (2007), which address the context of family and school in Early Childhood Education and an analysis of the main documents of Basic Education, especially the BNCC. Thus, it was concluded that it is necessary to monitor the family in the progress and development of the child, as well as the school needs to take into account the various concepts of family and also the different way of learning from each child, highlighting the processes of socialization and cultural diversity. Therefore, the family together with the school plays an important role in the children's lives, in order to contribute to the process of development and learning of the same.
Keywords: Família
Escola
Criança
Influência
BNCC
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3113
Issue Date: 10-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Simone Maria da Costa Gondim Silva.pdf887,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.